06 jan, 2016 - 15:54 • João Carlos Malta
Interactivo: Compare a situação actual (à esquerda) na zona do Estádio Universitário com o projecto da autarquia
Se o projecto da Câmara de Lisboa para a 2ª Circular for em frente, haverá um antes e um depois na capital portuguesa. Transformar uma via rápida numa avenida de perfil urbano, arborizada, e com expectativa de até poder ser palco de passeios, é radical o suficiente para exacerbar as reacções.
Há já quem prometa tudo fazer para impedir que o projecto avance, como o Automóvel Club de Portugal. Mas a autarquia está confiante de que o projecto é para pôr em prática. Objectivo: transformar aquela via num “boulevard”.
Conheça os pormenores mais importantes (com imagens) das alterações de um projecto que promete extremar posições em Lisboa.
CARACTERIZAÇÃO:
– 10 quilómetros
– 31 acessos por cada sentido
– 105 mil carros por dia
PRINCIPAIS MUDANÇAS:
– velocidade passa dos actuais 80 km/h para os 60 km/h
– separador central arborizado com 3,5 metros, em quase toda a via com excepção dos viadutos existentes. Vão ser plantados 30 mil arbustos e 28 mil árvores.
Interactivo: Compare a situação actual (à esquerda) no Eixo Norte-Sul com o projecto da autarquia
– manutenção de três faixas, com redução da largura das vias para 3,25 metros conduzindo a uma redução da velocidade o que aumenta a segurança e o débito de circulação.
– eliminação de algumas saídas. Tendo em conta que uma das zonas mais problemáticas em termos de sinistralidade e de fluidez da circulação é o trecho entre o Eixo Norte-Sul e o nó de Calvanas, a proposta apresenta uma solução que elimina dois entrecruzamentos na zona do Campo Grande através da eliminação da ligação da azinhaga das Galhardas à 2ª Circular logo que esteja estabelecida a ligação da Av. Lusíada ao Eixo Norte-Sul (no sentido Sete Rios-Telheiras) e com a ligação directa da 2ª Circular à Av. Padre Cruz (no sentido aeroporto-Benfica).
Interactivo: Compare a situação actual (à esquerda) na zona do Estádio Universitário com o projecto da autarquia
– Repavimentação em toda a extensão da 2ª Circular com a reabilitação da fundação nos locais mais degradados e reposição do pavimento com soluções “altamente resistentes” e “muito redutoras” das emissões de ruído (equivalentes a reduções do tráfego para cerca de metade)
– Substituição do sistema de iluminação pública para uma solução mais eficiente do ponto de vista da iluminância e do consumo energético que permite obter economias de custo até 60% em relação à situação actual
– Reabilitação do sistema de drenagem quer pela regularização da faixa de rodagem, quer pela substituição dos órgãos de drenagem
– Marcação da via de rodagem mais direita como via de serviço especialmente dedicada para os movimentos de entrada e saída, através da aplicação de um betuminoso de coloração diferenciada
– Montar barreiras acústicas laterais junto aos edifícios de habitação onde não existam
IMPACTO
– Redução média do trânsito de 19%. CRIL, Eixo Norte-Sul, Avenida Infante D. Henrique, Radial de Benfica e Avenida Spínola serão as alternativas
Interactivo: Compare a situação actual (à esquerda) na zona de Benfica com o projecto da autarquia
– Redução de 50% no ruído, graças à renovação do piso. A 2ª Circular é o maior gerador de poluição atmosférica da cidade pelas emissões de CO2 e poeiras em suspensão e, a par do Eixo Norte-Sul, o canal rodoviário mais geradora de ruído
– Redução do consumo energético em 60% após a substituição da iluminação
OBJECTIVOS
– Transformar a CRIL e o Eixo Norte-Sul nos principais troços de atravessamento da cidade
– Reduzir a sinistralidade. A 2ª Circular foi a via da cidade de Lisboa com mais sinistralidade entre 2008 e2011
CUSTOS
– Obra orçamentada em 10 milhões de euros
– Tempo previsto de execução do projecto: 300 dias