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Projecto da 2ª Circular é para acelerar. Câmara não admite travar

10 jan, 2016 - 09:31

Em entrevista exclusiva ao DN, o vereador do Planeamento e do Urbanismo, Manuel Salgado diz que está “fora de questão” deixar cair o projecto da 2ª circular. Salgado garante que as alterações vão melhorar as condições de quem usa aquela via.

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A nova 2ª circular é para avançar. Qualquer recuo está fora de questão. A garantia é dada pelo vereador do Planeamento e do Urbanismo, Manuel Salgado, em entrevista ao Diário de Notícias publicada este domingo. “Não admito deixar cair o projecto, está fora de questão. Ficar como está, a Segunda Circular não fica”.

As obras na via estão programadas para durar um ano, mas o vereador diz que não vão gerar o caos, isto porque “vão decorrer à noite, entre as 23h00 e as 5h00”. À noite, sublinha, haverá sempre uma faixa de circulação em cada sentido, enquanto decorrem os trabalhos. De dia, não haverá alterações.

Salgado garante ainda que a vontade da autarquia é começar desde já, ou seja no período de obras, a trabalhar na redução do trânsito que passa na cidade e quer fazer com que parte seja transferido para a CRIL e para o Eixo Norte Sul. Um quarto do volume total de carros que passam na via tem como destino ou parte do aeroporto.

O vereador defende ainda que a redução do limite de velocidade não vai aumentar os engarrafamentos na 2ª circular. Aliás, garante que terá o efeito contrário, criará maior fluidez. A arborização do separador central também é para manter.

As críticas ao projecto que chegam de vários quadrantes não preocupam a autarquia. Em relação a Nunes da Silva, ex-vereador da Câmara, que já considerou a ideia disparatada, Salgado defende que o projecto actual “não é mais do que o concretização de um plano que vem do tempo de Nunes da Silva”.

Já em relação a Carlos Barbosa, presidente da ACP, que esta semana em entrevista à Renascença declarou que pode avançar para os tribunais caso a autarquia insista neste projecto, o vereador afirma que a providência cautelar do ACP não o assusta. “Já avançaram antes com providências cautelares aquando das obras do Terreiro do paço e Ribeira das naus e perderam nos tribunais”, sublinha.

Comentários
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  • Manuel
    11 jan, 2016 Odivelas 11:30
    O urbanismo em Lisboa é sempre feito contra o automobilista. Todas as medidas acabam por complicar a vida das pessoas que necessitam de usar o carro no dia a dia em Lisboa... A 2ª circular é um problema sem dúvida devido à incúria da CML que pura e simplesmente a tem ignorado ao longo dos anos. Mas a solução não é tirar faixas, reduzir velocidade e fazer de conta que se resolve o problema com árvores e com supostas alternativas como a CREL ou CRIL. Porque não são alternativas válidas. Só um distraído pode achar que reduzindo/estreitando as faixas elimina o problema. O que deve ser feito e já foi dito à exaustão é redesenhar as entradas e saídas principalmente na zona entre as Torres de Lisboa e o Relógio... Tudo o resto é esbanjamento do dinheiro do contribuinte, como aliás tem sido feito em tantos outros projectos da CML - ciclovias sem utilização, empedrados deformados, radares de velocidade abandonados (que custaram milhões, etc!).
  • Jose Sousa
    10 jan, 2016 LX 16:32
    È evidente que para o vereador o projeto não é para parar, pois irá dar dinheiro a ganhar a muita gentinha... Aqueles que falam da CRIL e da CREL, deviam sair do sofá e utilizá-las na hora de ponta, falam em arborizar a Segunda Circular mas porque abandonaram-na nestes anos todos? e por não arborizam os espaços existentes? Façam os estudos que fizerem mas são todos tendenciosos, pois os mesmo tem que favorecer o projeto. O projeto serve os municipes quais? os que estão nos hospitais acamados? A mim não me serve e acho que o mesmo só serve para aumentar o ego de alguns vereadores. por isso digo, sou totalmente contra. E mais digam o valor real dos gastos, gastos esses que incluam todas as obras que direta e indiretamente se vão fazer, para não falar do prejuízo de todos os que se tem que deslocar, a camara não se pode esquecer que Lisboa sofreu uma grande descentralização das empresas para o concelhos limítrofes. Não ao projeto.
  • Se o Carlos Barbosa
    10 jan, 2016 Lis 14:27
    Está contra então é porque o projecto é benefico para todos os municipes e para Lisboa...
  • Aconselho
    10 jan, 2016 Lis 14:22
    A todos os que opinam ignorantemente e apenas com interesses de clubite partidaria que aaprendam o que significa na ciencia Fisica o que é "tolerancia zero". Se acham que existem engarrafamentos sucessivos na 2 circular então é porque a mesma está incapacitada para o fluxo de trafego existente e portanto só resolve com a diminuição da velocidade de circulação de forma a diminuir o problema do "pára, arranca". Assim a melhor das medidas será posicionar a 2 circular como uma via essencialmente urbana e não continuar a ser uma via rapida estruturante de distribuição de trafego. Isso deverá ser feito pela CRIL e pela CREL, sem portagens.
  • joca
    10 jan, 2016 lisboa 14:12
    Eliminar vias da 2ª circular é de loucos! Quem pagas os prejuízos para repor tudo quando se chegar à conclusão que não vai servir ninguém? Nem os que vivem na cidade nem aos que precisam de se deslocar por ali por que não há mais nenhuma alternativa. Será que o projecto tem autoria do gabinete de arquitectura do Sr. Salgado? Lembram-se das paragens dos autocarros feitas em calçada e que poucos meses depois tiveram que repor tudo em alcatrão? Lembram-se do célebre corredor empedrado na cidade universitária que está constantemente com buracos e em obras? Já alguém reparou que a cidade está cheia de buracos e ruas por pintar? Já reparam no elefante branco "cor de laranja" por cima da 2º circular para peões e bicicletas e que é raro passar lá alguém? E já reparam em quem circula nos corredores de velocípedes? Sim, são os "Alves Barbosas" betinhos de fim de semana e todos equipados como profissionais de corrida que não respeitam peões nem sinais de transito. Trabalhadores a irem para o trabalho de bicicleta são um em mil porque as vias não foram projectadas para eles. É esta a maneira como tem sido gerida. Por incompetência dos senhores que estão na Camara de Lisboa.
  • Leonardo
    10 jan, 2016 Lisboa 12:47
    Projecto peca por tardio. A requalificação da via é urgente ainda para mais quando é o local mais inseguro de Lisboa! Não podemos esquecer que apesar que ao longo dos anos a 2ª circular foi mantida e segregada como uma via de retalhos, nunca planeada devidamente: saídas e entradas caóticas que provocam parte do caos actual. A redução de faixas, eliminação de saídas e entradas e a plantação de arvores ao centro desde que bem planificado não me parece que produzam o caos que todos agoiram. Melhor ainda será por incluir uma faixa bus, que ajudará o transporte colectivo. Será egoísmo de quem apenas a usa como interface de passagem achar que nada deva ser feito... Lisboa é antes de mais uma cidade de pessoas e para pessoas. E pode parecer estranho, mas é com a estruturação de algumas vias emblemáticas, praças, etc que progressivamente poderemos melhorar a cidade num todo, e reverter o impacto ambiental, social e caos urbanístico mal concretizado nas 3 últimas décadas, tudo a favor do parque automóvel e em detrimento das pessoas.
  • rosinda
    10 jan, 2016 12:44
    Este manuel salgado tem assim tanta forca para mandar em tudo sozinho?? Deve ser primo do outro que era o dono disto tudo!
  • Filipe Teixeira
    10 jan, 2016 Lisboa 12:31
    É o que dá pôr políticos a tomar decisões sem suporte técnico. As vias circulates são as que mais descongestionam uma cidade. Se querem baixar velocidades, reduzir número de faixas e introduzir mais ciclovias, devem fazer-lo nas vias radiais de penetração na cidade.
  • rosinda
    10 jan, 2016 palmela 12:31
    Realmente os turistas devem achar mais bonito quando vem nos avioes olham pra baixo e pensam que estao a chegar ao paraiso!
  • Zé Povinho
    10 jan, 2016 Alverca 12:23
    Só devia ser permitido iniciar qualquer obra em Lisboa, depois de terminar as obras entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré, estas obras já ali andam enroladas a 20 anos, já foram reconstruidos pavimentos por varias vezes antes da obra concluída, e até ver não troou-se nada de novo , apenas pilaretes espalhados pelas avenidas com alterações diárias, quanto nos esta a custar ? tenho vergonha !!!

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