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Alterações à 2ª Circular? Pilotos “atónitos” alertam para perigos

12 jan, 2016 - 14:45

Crescimento das árvores e mais aves são factores a ter em conta. Mas a Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea lembra ainda a existência de regulamentações relativas à segurança aérea.

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A Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) está "atónita" por a Câmara de Lisboa não ter ouvido as entidades aeronáuticas sobre os eventuais riscos para a segurança da aviação que o projecto da Segunda Circular pode acarretar.

"Ficamos absolutamente atónitos. Como é que a autarquia pôs a consulta pública uma questão dessas sem consultar pelo menos a ANAC [regulador do sector] e o GPIAA [Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves] e, de seguida, quem pilota os aviões e melhor sabe dos perigos para os aviões, nomeadamente com aves, que são os pilotos?", criticou o presidente da APPLA, Miguel Silveira, em declarações à agência Lusa.

A autarquia assegura que o projecto não vai afectar o tráfego aéreo. Opinião diferente tem Miguel Silveira, que acredita que a Autoridade Nacional de Aviação Civil vai tomar uma posição.

"A própria ANAC, nas imediações e nas áreas de protecção do aeroporto, não vai deixar que se faça nada disso. Não é só as árvores, como o crescimento das próprias árvores. E não é só no enfiamento directo da pista, é nas imediações, com raios previamente definidos, segundo as regulamentações e os manuais para o efeito. Tem de haver ali um raio enorme de protecção no que diz respeito, por exemplo, à pista 03", sustentou o piloto.

A associação estará contra "quaisquer tipo de medidas que possam trazer mais aves para as imediações do Aeroporto de Lisboa, além daquelas que já existem", dando Miguel Silveira o exemplo de uma situação que se arrasta há anos.

"E isto, para não falar já na nossa tremenda preocupação relativamente à existência de um pombal enorme a norte do Aeroporto de Lisboa, que as coisas vão estando controladas, mas que é uma preocupação nossa e dos controladores do tráfego aéreo desde há muitos anos. Só faltava agora virem plantar árvores que obviamente vão servir de refúgio a variadíssimo tipo de aves nas imediações do aeroporto", alertou.

Para o presidente da APPLA, toda esta situação revela "um profundo desconhecimento" do que é a segurança aérea, o que, no seu entender, não é de estranhar.

Meio ambiente vs segurança aérea?

"Um país que não tem política aérea é obviamente um país que não tem cultura aeronáutica e é um país que não tem conhecimentos aeronáuticos, além dos profissionais do sector do transporte aéreo, da aeronáutica", lamentou.

Esta associação de pilotos esclarece, contudo, que "está a 100% ao lado de medidas que venham favorecer o meio ambiente", mas deixa uma questão. "O meio ambiente é bom para todos nós, mas a segurança dos aviões não é menos importante do que o meio ambiente. Os aviões têm pessoas lá dentro. Há coisas mais importantes do que a vida humana? Se calhar não há", concluiu o responsável.

O projecto, que está em consulta pública na página da internet do município até sexta-feira, contempla a plantação de 7.500 árvores na zona envolvente da Segunda Circular e mais de 500 exemplares ao longo do separador central, o que pode vir a potenciar o aparecimento de grandes quantidades de aves naquela zona próxima do Aeroporto de Lisboa.

"A Segunda Circular passa junto ao Aeroporto de Lisboa e, nomeadamente nas áreas de aproximação, em viaduto, pelo que a questão não se coloca, pois aí no projecto não está previsto que haja árvores. De qualquer modo, já existem muitas zonas bastante arborizadas na área envolvente e próxima do aeroporto como a Mata de Alvalade, o Jardim do Campo Grande, o Hospital Júlio de Matos ou a zona dos Olivais", frisou a autarquia na resposta.

Comentários
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  • Fernando Rodrigues
    13 jan, 2016 Entroncamento 14:47
    Ok! a segunda circular tem problemas, todos sabemos e estamos de acordo. Não me parece no entanto que tenha-mos todos a mesma percepção quanto à sua origem e muito menos quanto à forma de os resolver, para mim e para alem do substancial aumento de tráfego os problemas na 2ª circular foram agravados com a introdução da 3ª faixa na A1 sem contudo ser dado maior atenção aos acessos e saídas. Bastará desde logo começar pelas antigas portagens ou até lá, onde facilmente podemos constatar o elevado nº de entradas e saídas quase todas sem faixas de desaceleração ou aceleração que permita criar condições óptimas de flui-dês de tráfego passando por ausência de painéis de indicação de faixa a utilizar para determinado destino, falta de identificação de destinos e respectiva sinalização vertical e horizontal disciplinadora sem esquecer a qualidade e estado do piso. Temo que qualquer constrangimento adicional quer em espaço quer na velocidade conduza a uma maior dificuldade no esquamento de tráfego criando assim maior concentração de viaturas e consequente demora. A segunda circular deverá ser uma Av. da Liberdade e não uma rua da Betêsga, com alongamento nos corredores de acesso e saídas, pavimentação adequada, sinalização moderna completa e capaz, complementarmente devem ser estudados os corredores principais como forma de responder com eficácia, com fiscalização adequada e dissuasora.
  • Machado
    12 jan, 2016 Lisboa 21:39
    Por mim desfazia as estradas todas com mais de 2 faixas e transformava tudo em pontes assim já podem plantar arvores à vontade, Portugal quer contribuir para a purificação do ar terrestre, especialmente nas cidades e conforme foi acordado na cimeira do ambiente precisamos de dinheiro urgentemente para isso.
  • Joao Antunes
    12 jan, 2016 Lisboa 18:42
    Para mim, mais fácil e menos dispendioso seria começar por fechar a linha amarelo do metro do campo grande e fazer ligação directa à linha azul da estação de metro da Luz. Não tenho dúvidas que está medida iria retirar bastante trânsito da 2@ circular.
  • rosinda
    12 jan, 2016 palmela 18:34
    Imaginando que autarquia gasta o dinheiro todo em obras faraonicas os autarcas que vierem nao tem dinheiro para a sustentabilidade da mesma!
  • rosinda
    12 jan, 2016 palmela 18:17
    Planta-se uma arvore hoje ao fim de meia duzia de anos esta enorme! Alem disso daqui por anos sabe-se la quem sao os autarcas que estao em lisboa nao me facam rir por favor!
  • rosa martins
    12 jan, 2016 lisboa 18:14
    muitos intere Muita gente terá proveitos nesta obra!!!!!!!
  • rosinda
    12 jan, 2016 palmela 18:12
    A autarquia garante pelo amor da santa senhor medina!
  • À D. Rosa de Faro
    12 jan, 2016 lis 18:04
    esse seu comentario é uma verdadeira anedota!...
  • ana
    12 jan, 2016 lisboa 18:04
    A pergunta que me ocorre é se a 2a circular já é complicada como está, como ficará depois com menos via e menor velocidade, acho que até é capaz de ficar bonito do ponto de vista paisagístico, mas será que irá contribuir para melhorar a circulação tenho as minhas dúvidas
  • jorge
    12 jan, 2016 almada 18:03
    Se a camara quer realmente resolver os problemas da qualidade do ar, deveria repor as linhas dos Electicos que foram retiradas e voltar a funcionar em toda a extenção da cidade de lisboa

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