Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Manuel Godinho condenado a dois anos de prisão efectiva

10 mar, 2016 - 15:33

Esta é a terceira condenação do sucateiro de Ovar no processo "Face Oculta".

A+ / A-

O Tribunal de Aveiro condenou esta quinta-feira a dois anos de prisão efectiva o sucateiro Manuel Godinho por um crime de corrupção activa. Foi também condenado um vigilante da natureza, a dois anos e nove meses, por um crime de corrupção activa.

Manuel Godinho e o vigilante da natureza tinham sido absolvidos de um crime de corrupção num primeiro julgamento, por falta de provas.

Esta é a terceira condenação do sucateiro de Ovar no processo "Face Oculta". Manuel Godinho já foi sancionado com uma pena de 17 anos e meio de cadeia e num segundo julgamento foi condenado a dois anos e meio.

O caso começou a ser julgado em 2013 e um ano depois, na sequência de um recurso do Ministério Público (MP), a Relação do Porto mandou repetir o julgamento.

Desta vez, o colectivo de juízes deu como provado que Manuel Godinho subornou um vigilante da natureza para evitar a fiscalização de uma extracção ilegal de areias na "Quinta dos Ananases", de que era proprietário, a troco da entrega de pelo menos 2.500 euros.

Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente disse que este pagamento e o aviso de acções de fiscalização que estavam eminentes provam a existência de um "acordo corruptivo" estabelecido entre Manuel Godinho e o vigilante da natureza.

O colectivo de juízes condenou ainda a secretária pessoal do sucateiro por cumplicidade no caso de corrupção a dez meses de prisão, substituídos por 150 dias de multa à taxa diária de dez euros, totalizando 1.500 euros.

O acórdão refere ainda que o vigilante da natureza terá de entregar 7.520 euros ao Estado, no prazo de dez dias, presumindo que se tratam de quantias ilícitas.

Durante o julgamento, os três arguidos remeteram-se ao silêncio.

“Uma certa cultura empresarial”

No final da leitura do acórdão, a juíza presidente disse que o sucateiro de Ovar personaliza "uma certa cultura empresarial que repugna o cidadão cumpridor".

"Trata-se de um empresário de sucesso que não olha a meios para obter proveitos económicos não se coibindo, como aconteceu no caso concreto, de comprar os favores de funcionários para poderem contornar as normas legais", referiu a magistrada.

Em Setembro de 2014, Manuel Godinho foi condenado no âmbito do processo "Face Oculta" a uma pena única de 17 anos e meio de prisão, em cúmulo jurídico, por 49 crimes de associação criminosa, corrupção, tráfico de influência, furto qualificado, burla, falsificação e perturbação de arrematação pública.

Além da pena de prisão, o sucateiro foi condenado a pagar solidariamente com outros arguidos 1,2 milhões de euros à antiga Rede Ferroviária Nacional (Refer), à Redes Energéticas Nacionais (REN) e à Petrogal.

Mais recentemente, no passado mês de Novembro, foi condenado a mais dois anos e meio de prisão efectiva, por subornar um ex-funcionário da antiga Refer, também condenado no mesmo processo.

O empresário de Ovar, que aguarda em liberdade o desfecho dos recursos dos dois acórdãos interpostos pela sua defesa, foi entretanto declarado insolvente no início deste ano.

36 arguidos

O processo "Face Oculta" está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objectivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do sector empresarial do Estado e empresas privadas.

O MP acusou 36 arguidos, incluindo duas empresas, de centenas de crimes de burla, branqueamento de capitais, corrupção e tráfico de influências. Entre os arguidos estão personalidades como o antigo ministro Armando Vara, o ex-presidente da REN José Penedos e o seu filho Paulo Penedos.

Todos os arguidos foram condenados a penas de prisão, mas a grande maioria beneficiou de penas suspensas, condicionadas ao pagamento de quantias entre os três e os 25 mil euros a instituições de solidariedade social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel N
    10 mar, 2016 Aveiro 18:22
    Leio tantas condenações, mas ainda não estão na cadeia.ainda ninguém explicou por que motivo aparece Sua Excia. Sr. Ex. Presidente da n/República a defender Armando Vara, parece-me, só pelo motivo da malfadada caixa de robalos, será, . Será wue Godinho ainda não e MAÇOM?
  • Fernando
    10 mar, 2016 espinho 16:53
    Não deveriam ser só os vigaristas e caloteiros que não pagam ao Estado. Então e os que não pagam ás empresas ? Andam por aí alguns que já foram condenados em tribunal e continuam a vigarizar tudo e todos. Na Marinha Grande existe um que é do piorio.
  • 10 mar, 2016 16:44
    Quem deve ter BENEFICIADO de penas suspensas são aqueles que deviam ir PRESOS sem sequer terem julgamento, pois são os que estavam ligados aos governos dessa época, e que foram SUBORNADOS PORQUE QUISERAM, JÁ NÃO SÃO NENHUNS GAROTOS, pois JÁ TÊM A ESCOLA TODA, ROUBARAM O PAIS E O POVO para metr dinheiro ao bolso. Mas em que PORC:RIA de País vivemos. ESTES BANDALHOS TINHAM QUE SER PRESOS, OU SERÁ QUE SOMOS TODOS CEGOS, É ISTO A DEMOCRACIA?
  • tuagtento
    10 mar, 2016 amarante 16:21
    ... foi entretanto declarado insolvente no início deste ano. Isto é mais uma prova de que este tipo corruptos, fazem sempre o que querem, pois sabem que usando esta aldrabice, livram-se de entregar o dinheiro roubado. Quem paga isto tudo é o Zé cumpridor, ou seja sempre os mesmos. Este gajo devia apodrecer na cadeia. Mas cá pra mim, nunca la vai por os pés.
  • José Saraiva
    10 mar, 2016 Viseu 15:55
    Que grande PALHAÇADA! este homem deu de comer e matou á fome tantas pessoas em Portugal....é um CIDADÃO PRODUTIVO...o SÓCRATES e o seu amigo transmontano (ARMANDO VARA) esses sim CRIMINOSOS PARASITAS DA NAÇÃO...

Destaques V+