Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ministro diz que tempos de espera de doentes oncológicos são “totalmente inaceitáveis"

06 abr, 2016 - 14:31

Ministro da Saúde quer doentes oncológicos atendidos sem violar tempos máximos de resposta.

A+ / A-

O ministro da Saúde diz que os tempos de espera em oncologia são “totalmente inaceitáveis” e quer que até ao Verão não exista qualquer doente oncológico a violar os Tempos Máximos de Resposta Garantida (TMRG).

Na Comissão Parlamentar da Saúde, Adalberto Campos Fernandes disse esperar que, quando voltar a esta comissão, antes do Verão, possa dizer que não há nenhum doente oncológico a violar os TMRG.

Os TMRG são os considerados clinicamente aceitáveis para os utentes beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) receberem os cuidados de saúde de que necessitam.

O relatório sobre doenças oncológicas, apresentado no início de Março, indicou que a percentagem de doentes operados a neoplasias malignas e que ultrapassou o TMRG aumentou 4,6% de 2013 para 2014.

Segundo o ministro da Saúde, no final do ano passado apenas 74% das respostas eram garantidas dentro dos TMRG. Adalberto Campos Fernandes quer aumentar esta percentagem para, pelo menos, 80%, abaixo dos quais considera que a meta não é ambiciosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • David Pevide
    06 abr, 2016 centro 17:38
    Serei eu um doente oncológico e nem sei? tenho consulta marcada daqui a 5 meses para expor esta minha duvida.
  • Luis
    06 abr, 2016 Coimbra 15:24
    Ainda não viram nada! Com a brilhante ideia de criar os tão famosos "centros de referência," numa clara sugestão de que os doentes oncológicos só serão bem tratados se recorrerem a eles, aí é que vão ver o que são atrasos e doentes com cancro em listas de espera... Os doentes ficaram agora a saber que todos os que foram tratados a mais de 20 Km da linha da costa para o interior foram tratados em hospitais não qualificados para o fazer! Isto vai bem, vai...Depois desta recomendação e classificação pela "comissão de peritos" só vai ser operado a cancro do recto, vias biliares e pancreas quem for tolo. Ninguém espere por responsabilização por mais esta patetice. Estamos em Portugal !
  • alou
    06 abr, 2016 viseu 15:11
    A mesma treta de sempre

Destaques V+