Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo elogia Guterres. "É de longe" o melhor para a ONU

12 abr, 2016 - 22:04

Presidente da República destaca a grande experiência de António Guterres, que considera ser o melhor candidato a secretário-geral das Nações Unidas.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje esperar "firmemente" que António Guterres seja o escolhido para secretário-geral das Nações Unidas, pois é "de longe" a melhor solução para o cargo.

No dia em que o antigo primeiro-ministro é ouvido na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, no quadro da "corrida" à sucessão de Ban Ki-moon, Marcelo Rebelo de Sousa, questionado à chegada a Estrasburgo, reafirmou que António Guterres "é um grande candidato" e que "a melhor solução para as Nações Unidas, de longe, seria a da eleição" do ex-Alto Representante da ONU para os Refugiados.

"Tem uma experiência única, nomeadamente numa alta função no quadro das Nações Unidas. Portanto, tanto em termos absolutos, como em termos de mérito relativo, é de facto, além de um candidato nacional, indiscutivelmente nacional, é um candidato de grande prestigio internacional. Nós esperamos firmemente que possa vir a ser o próximo secretário-geral das Nações Unidas", declarou o chefe de Estado.

O ex-primeiro-ministro António Guterres é hoje um dos candidatos ao cargo de secretário-geral da ONU a ser entrevistado perante os 195 países que integram a organização internacional, num inédito processo de selecção para o cargo.

Numa tentativa para melhorar a transparência de um processo de selecção que tradicionalmente tem decorrido entre bastidores, os candidatos vão passar pela Assembleia-Geral para apresentar as suas propostas e submeter-se ao escrutínio dos Estados-membros.

António Guterres, que até ao final de 2015 exerceu o cargo de Alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), será o terceiro candidato à substituição do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, cujo mandato termina no final de 2016, e está esta noite (em Lisboa) a ser entrevistado na sede da organização, em Nova Iorque.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+