21 abr, 2016 - 11:09
O primeiro balcão específico para deficientes foi inaugurado, esta quinta-feira, na Segurança Social de Lisboa. No "Balcão da Inclusão" as informações mais frequentes foram adaptadas a língua gestual e "braille" e os funcionários têm formação específica.
Segundo a secretária de Estado da Inclusão e Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, a ideia é responder a uma necessidade há muito tempo identificada.
“Foi fácil perceber que havia uma lacuna e que precisávamos de melhorar a prestação de informação e o atendimento específico que era dado a estas pessoas. Daí que tivéssemos pensado criar de raiz esta solução específica”, explicou à Renascença.
Nesta entrevista, refere ainda a necessidade de serem contratados intérpretes de língua gestual portuguesa. “Quando chegámos ao Governo rapidamente concluímos que não existia nenhum intérprete de língua gestual contratado nos quadros do Estado”, diz Ana Sofia Antunes acrescentando que para já estes intérpretes ainda não vão estar disponíveis. “É algo que queremos resolver e que nos faz falta mas ainda não temos os concursos públicos concluídos e, por isso, não podemos avançar uma data”, remata.
De acordo com o comunicado sobre o lançamento desta rede nacional, o Balcão da Inclusão “dará um atendimento técnico especializado, com prioridade, relativo a questões conexas com a área da deficiência”, como por exemplo, “as respostas sociais (lares residenciais, centros de actividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.), emprego e apoios para empregadores, prestações sociais (subsídios e apoios), produtos de apoios e ajudas técnicas, entre outras”.
O primeiro Balcão da Inclusão abriu portas em Lisboa. Depois será a vez de Faro, Viseu, Porto e Vila Real.