01 mai, 2016 - 15:32 • Marta Grosso
A partir do momento em que uma mulher descobre que está à espera de bebé, entra num novo mundo, cheio de alegrias, mas também de muitas dúvidas. E se aquilo que precisa e deseja para si e para o seu bebé chegasse, todos os meses, dentro de uma caixa?
“As mães, hoje em dia, têm cada vez menos tempo para andar nas lojas, mas têm também excesso de informação – existe tanta coisa que as mães acabam por ficar perdidas e não sabem por que hão-de optar pela marca ou produto A em vez da marca ou produto B”, começa dizer à Renascença Joana Valadares, co-criadora do serviço Mimobox.
Joana e Teresa Madeira quiseram facilitar a vida às mães e criaram a Mimobox, uma caixa de surpresas que chega todos os meses pelo correio, recheada de produtos escolhidos a pensar em cada uma das subscritoras.
“A ideia surgiu porque somos mães e muitas primas, amigas e colegas nos vinham perguntar que produto é que usamos, qual a opinião do pediatra, qual o carrinho que escolhemos. E notámos que havia esta lacuna no mercado”, conta Joana, mãe de três meninas. Teresa, por seu lado, tem dois rapazes.
“Somos duas amigas que levam até às mães um conjunto de produtos para que elas conheçam, experimentem e depois possam optar e comprar”. Joana Valadares não quer ser vista como dona de uma empresa: “Queremos que as pessoas percebam que é a Joana e a Teresa que estão por trás e que falem connosco e nos façam perguntas e críticas.”
“Parece Natal todos os meses”
Afinal, o que é a Mimobox? “É uma caixa surpresa – porque a mãe não sabe o que vai lá dentro – destinada a grávidas e a bebés e crianças até aos três anos de idade”. Todos os meses, a mãe recebe uma caixa com vários produtos adequados às suas necessidades e preferências e às do seu bebé.
Nunca há uma caixa igual. Os produtos são sempre novos e estão disponíveis no mercado português. Para que a experiência seja completa, os produtos chegam em tamanho normal. “Não enviamos amostras”, garante Joana.
Para valorizar o efeito surpresa, as Mimoboxes são envidas todas de uma vez: por volta do dia 25 de cada mês, todas as mães recebem a sua caixa. “É que, logo a seguir, as mães vêm ao nosso Facebook mostrar o que receberam e comentar. Algumas dizem que parece ser Natal todos os meses”.
O que segue em cada caixa é surpresa, mas as marcas e produtos associados ao serviço são conhecidas e podem ser consultadas no site. “Temos já mais de 40 empresas parceiras, cerca de 50 marcas e quase 70 produtos diferentes”.
Porque Maio é o mês do Dia da Mãe, vai haver uma edição especial, com “mimos ainda mais especiais para a mamã”. Em Junho, a criança volta a subir ao pódio. “Não podemos desvendar, mas temos a certeza de que [a Mimobox desse mês] vai ser muito apreciada”, garante Joana Valadares.
Bónus todos os meses
Fora os meses especiais, há bónus a considerar, nomeadamente o que diz respeito à poupança conseguida. “Os produtos que vão dentro de cada Mimobox valem, no mínimo, 40 euros”, enquanto o preço máximo de cada caixa são 22 euros.
“As mães, no início, não tiveram muito essa percepção, porque foi mais o efeito surpresa e a quantidade de produtos que recebem, mas agora aos poucos têm-se vindo a aperceber da poupança que conseguem fazer”, refere Joana.
Além disso, o site do serviço tem um blogue associado, no qual vários especialistas colocam conteúdos relativos ao mundo da maternidade. “Temos uma pediatra, uma nutricionista, uma educadora de infância”, aponta. A CUF também vai começar a colaborar com o blogue.
Por fim, as caixas. “Foram pensadas para que a mãe as guarde. Têm o desenho de uma etiqueta para que a mãe possa identificar. Usam imenso nos quartos dos miúdos.”