Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estivadores prolongam greve até 16 de Junho

11 mai, 2016 - 23:46

Negociações entre sindicato e operadores sobre acordo colectivo de trabalho estão suspensas desde o início de Abril.

A+ / A-

O presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano, anunciou esta quarta-feira, em declarações à SIC Notícias, que vai prolongar a greve até 16 de Junho.

"Esta greve dos estivadores vai ser prolongada até 16 de Junho", disse António Mariano.

Os estivadores estão a fazer greve a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, isto é, recusam trabalhar além do turno, aos fins-de-semana e dias feriados.

No passado dia 28 de Abril, o Sindicato dos Estivadores emitiu um novo pré-aviso de greve para o Porto de Lisboa, com incidência nos portos de Setúbal e da Figueira da Foz, que prolonga a paralisação até ao dia 27 de Maio.

No mesmo dia, o Governo fixou serviços mínimos para os portos de Portugal, visando assegurar a "satisfação de necessidades sociais básicas e impreteríveis".

A greve tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato colectivo de trabalho.

Sindicato e operadores estavam a negociar um acordo colectivo de trabalho desde Janeiro, mas as negociações foram suspensas no início de Abril apesar de existir consenso em várias matérias, segundo o Governo, que mediou este conflito.

Inicialmente, foi definido o prazo de final de Fevereiro para que as partes pudessem fechar um acordo colectivo de trabalho no Porto de Lisboa, depois de, a 8 de Janeiro, os estivadores e os operadores terem chegado a uma base de entendimento, que levou à retirada imediata dos pré-avisos de greve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Orlando Mondim
    12 mai, 2016 Genève 19:22
    Desde o 25 de abril que não vejo o povo cada vez mais idiota isto é uma estupidez do povinho que continua parvinho que eu até tenho vergonha, então os navios a serem desviados para outros portos e a serem bem recebidos esta claro que ficam e o futuro desta greve ja se sabe empresas a fechar portos etc bom vou dizer como Jesus perdoa-lhes poque não sabem o que fazem.
  • Renato Martins
    12 mai, 2016 São Brás de Alportel 18:00
    O que se está a passar é demasiado sério para ser uma brincadeira, os sindicatos estão por trás de tudo isto, podemos agradecer ao PCP. Fechar a empresa e criar uma nova de raiz como vi escrito abaixo seria uma forma de acabar com a brincadeira, ou se encerravam as negociações ou iam todos para casa. Infelizmente temos um Governo que não tem coragem para tomar medidas, que vão contra os seus parceiros de coligação. O País perde muito com esta greve e as consequências já se fazem sentir e será pior, os portos espanhóis ficarão a ganhar... mas para estes idiotas "quanto pior melhor"
  • viva o xuxialismo
    12 mai, 2016 Santarém 17:54
    Imagem de país terceiro-mundista é o que estão a transmitir ao exterior além de prejudicarem enormemente o país, faça-se um porto de mar a norte capaz de receber esses navios porque por aí a comunada agora de mão dada com o governo destroem o país que foi sempre o seu objectivo, destruir para governar.
  • António Luis
    12 mai, 2016 Carregal do Sal 12:04
    O governo tem poderes para fazer a requisição civil. Porque não o faz?
  • DR XICO
    12 mai, 2016 LISBOA 11:24
    Já Portugal inteiro sabe como funciona o porto de Lisboa, os estivadores tem ao longo de anos criado uma "famila" que ameaça a economia nacional. O quadro de pessoal é constituido por familias inteira, trabalha o avô, pai, filhos e netos, que criaram uma espécie de DONOS DAKILO TUDO. A empresa faz muito bem em contratar pessoal por fora, os estivadores de lisboa são um survedor de impostos do país
  • TUGA
    12 mai, 2016 LISBOA 09:29
    EXTINGUAM A EMPRESA DELES!! FAÇAM UMA NOVA, HÁ MAIS DE MEIO MILHÃO DE PESSOAS A QUERER TRABALHAR!!! CONHEÇO MUITÍSSIMO BEM ESSA ESCUMALHA, QUE PASSAM SEMANAS NO CAFÉ/TABERNA SEM FAZEREM NADA E A RECEBEREM BRUTOS ORDENADOS, TEEM BRUTAS REFORMAS E COM POUCO TRABALHO!!!!! REQUISIÇÃO CIVIL E PRISÃO PARA QUEM NÃO OBEDECER, PONHAM OS SINDICATOS LÁ A TRABALHAR!!!! CAMBADA DE PARASITAS, CONHEÇO BEM ESSA ESCUMALHA!!!
  • Madala
    12 mai, 2016 Évora 07:50
    Esta geringonça não quer afrontar o pcp/urss senão cai. Mas há muito que devia ter feito a requisição civil. Aquilo que os estivadores estão a fazer a mando da cgtp é uma brincadeira
  • pindorica
    12 mai, 2016 lisboa 00:17
    Isto é que é trabalhar ahahahahahyeyeyeyeye
  • O Tal
    12 mai, 2016 Por Aí 00:05
    Fechem já o porto de Lisboa, mandem estes criminosos para a rua!

Destaques V+