Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Patriarca espera que polémica sobre contratos de associação “chegue a bom porto”

13 mai, 2016 - 19:00

D. Manuel Clemente falava à margem da inaguração das novas instalações do Grupo Renascença Multimédia, em Lisboa.

A+ / A-

Veja também:


O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, espera que a polémica sobre contratos de associação “chegue a bom porto” e faz um apelo ao diálogo que faltou numa fase inicial.

Em declarações aos jornalistas à margem da inauguração das novas instalações do Grupo Renascença Multimédia, em Lisboa, D. Manuel Clemente fala em “expectativas goradas” por parte dos colégios que recebem apoios estatais e admite que faltou diálogo num primeira fase.

“Esses colégios e essas iniciativas educativas até pensaram que podiam continuar a exercê-lo mesmo que depois, eventualmente, deixassem de contar com apoios. Mas era para durar três anos. Agora, pelo menos em relação a novas inscrições isso ficou obviado e as expectativas foram goradas.”

Pelo menos, referiu o cardeal patriarca de Lisboa, “devia-se ter conversado, com calma, ponderado tudo o que estava em jogo”.

D. Manuel Clemente lembra que “estamos a falar de muitas famílias, estamos a falar de muitos professores, estamos a falar de muita gente que estava dentro deste projecto educativo”.

“Com certeza, eu espero ainda e tenho ouvido declarações mais recentes da parte de governantes que me parecem também mais ponderadas e mais dialogantes que cheguemos a bom porto”, concluiu o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

D. Manuel Clemente foi uma das personalidades presentes na inauguração das novas instalações do Grupo Renascença Multimédia, juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; o primeiro-ministro, António Costa; o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues; o líder do PSD, Passos Coelho; a líder do CDS, Assunção Cristas; o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes; o ex-líder da CGTP Carvalho da Silva, o núncio apostólico, Rino Passigato; e muitas figuras do clero.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    14 mai, 2016 Braga 12:14
    Então D. Manuel Clemente. Numa aula de educação religiosa e crista como explica ás crianças. Que existem pais, que por força das circunstancias ( incompatibilidade de horários), têm os seus filhos nos colégios privados, não financiados pelo estado, repito não financiados pelo estado, que pagam avultadas mensalidades. Onde os pais fazem muito esforço para pagarem a mensalidade. E nem sequer podem deduzir em sede de IRS o total do montante da mensalidade anual… e não têm ajudas...Então e a “lei” da igualdade de oportunidades para todos...
  • José
    14 mai, 2016 Braga 11:54
    ...(continuação....)Parte 2 Haja paciência, cá estamos nós, outra vez, volta e vira voltamos ao mesmo... Então, D. Manuel Clemente, pergunto onde foram parar, as expectativas defraudadas e os direitos adquiridos, dos reformados que firam as suas pensões reduzidas, nos cortes dos salários funcionários públicos, dos cortes nas pensões sociais, nos cortes nos subsídios de desemprego, no aumento para as 40h de trabalho, no aumento da idade da reforma; bem como nas expectativas daqueles que tiraram um curso superior e viram-se forçados a abandonar o seu País, ou daqueles que ficaram sem as suas poupanças depois de uma vida de trabalho, por bancos que eram tão seguros que caíram mal surgiu o primeiro vendaval. ...Pelos vistos, as expectativas defraudadas e os direitos adquiridos são só para alguns.... ...Não somos todos filhos de Deus...
  • José
    14 mai, 2016 Braga 11:47
    Haja paciência, cá estamos nós, outra vez, volta e vira voltamos ao mesmo... …..”D. Manuel Clemente fala em “expectativas goradas” por parte dos colégios que recebem apoios estatais “.... Atenção D. Manuel Clemente, o Estado não é laico, pergunto eu.... Estão a falar de“expectativas goradas”; de indemnizações e de desemprego, muito me espanta, só acordaram agora... Este artigo, vem mesmo a calhar, para falarmos um pouco sobre as expectativas defraudadas e direitos adquiridos, que nos últimos dias, certos senhores tem vindo a público falar, e até mesmo de certos comentadores que estão semanalmente na televisão... Então eu pergunto, o que é feito da indignação das pessoas, quando nos últimos anos, foram despedidos cerca de 25mil professores. Citando, o Srº Fernando Medina, no artigo do Correio da Manha de 11 de Maio de 2016 ...” ...”Não por acaso,enquanto cortava centenas de milhões na escola pública e a viu perder 25 mil professores, um Governo tão zeloso do memorando”esqueceu-se” de aplicar esse requisito....” Ou quando o Srº Passos Coelho juntamente com o ministro da educação, despediu cerca de 11mil professores dos Centros de Novas Oportunidades, fora o pessoal administrativo destes centros... .....(continua....)Parte 1
  • Carlos Dias
    13 mai, 2016 Feijó 20:55
    D. Manuel Clemente , se está interessado nesta causa, porque não desviar algumas MILIONÁRIAS verbas de vosso sacerdócio para " ajudar " esta boa causa ? Há anos que andam nisto. Mas injetarem dinheiro na mesma, tá quieto . Há dinheiro sim, no Santuário e afins . Milhões .
  • A Martins
    13 mai, 2016 Braga 20:25
    Ao D. Manuel Clemente, apenas me limito, humildemente, a pedir-lhe que ouça "melhor" o Papa Francisco. No limite, nunca mais me esqueci da movimentação política conducente a atribuição de um canal de televisão à Igreja e neste momento, todos podemos admirar tal canal, com os seus programas educativos, do género "casa dos segredos", de alto valor cultural e humano. POIS!
  • O Santo
    13 mai, 2016 Lisboa 20:15
    Como Católico e por respeito a este Senhor só tenho um comentário: LOL, é bom comediante!
  • Ah pois é!
    13 mai, 2016 Lisboa 19:30
    Um tipo que aproveita uma cerimónia religiosa para meter o bedelho num assunto destes não é sério nem merece respeito!

Destaques V+