Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Portugal recebe mais 191 refugiados até final do mês

20 mai, 2016 - 16:01

Já foram recebidos 230 refugiados, sobretudo eritreus chegados a Itália.

A+ / A-

Portugal receberá, até ao final do mês, mais 191 refugiados, que se somam aos mais de 230 já chegados ao abrigo do sistema de recolocação, disse esta sexta-feira em Bruxelas a ministra portuguesa da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

"Portugal já recebeu 230 refugiados, sobretudo eritreus chegados a Itália. Até final do mês, devem chegar mais 191 pessoas", disse a ministra, que participou numa reunião com os seus homólogos da União Europeia.

De acordo com o ministério, a chegada de um grupo de refugiados, prevista para entre quinta-feira e hoje, foi adiada por questões administrativas para a próxima semana, devendo chegar 26 refugiados na terça-feira e 25 na quarta, todos provenientes de Itália.

Constança Urbano de Sousa referiu ainda, aos jornalistas, que a recolocação de pessoas a partir de Itália tem decorrido com regularidade e espera "mais processos de recolocação oriundos da Grécia".

A triagem dos candidatos a asilo na Grécia deverá acelerar-se brevemente, com a entrada em vigor de "um novo sistema com a colaboração do Sistema Europeu de Asilo e do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, para acelerar todo o processo de pré-registo e registo de refugiados e envio de processos de recolocação para os Estados-membros", que se disponibilizaram para receber "refugiados sírios, ou de outras nacionalidades elegíveis como iraquianos, que estão na Grécia".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    20 mai, 2016 Faro 21:48
    Se é verdade que recebem 500 euros com casa, mesa, medico à borla e por ai fora então não está correcto. Isto só serve para criar um clima de injustiça social. Penso que a receber devia ser o RSI. Mas aonde ficam os sem-abrigo? Aonde ficam as pessoas que nem sequer dinheiro tem para ir a um medico ou comprar os medicamentos ou mesmo comer uma refeição decente? Isto é discriminação pura e simples! so serve para colocar os politicos portugueses bem visto perante a comunidade internacional mesmo que para tal tenham que enxovalhar e espezinhar as pessoas que é suposto protegerem.....
  • AP
    20 mai, 2016 Canada 17:44
    Somos 5 milhoes fora de Portugal e ninguem se preocupa, miséria ,familias separadas, idosos sozinhos sem conforto e carinho! mas isso nao preocupa esses politicos de meia tigela, que tristeza de gente . de longe com saudades e tristeza.
  • TUGA
    20 mai, 2016 lISBOA 16:42
    DOIS MILHÕES DE PORTUGUESES À BEIRA DA MISÉRIA EXTREMA, CRINÇAS COM FOME, JOVENS A TER DE EMIGAR, MAIS DE MEIO MILHÃO DE DESEMPREGADOS, REFORMAS DE MISÉRIA E ESTA POLITICADA A DELAPIDAR A SEGURANÇA SOCIAL E A DESTRUIR A NOSSA CULTURA A NOSSA IDENTIDADE AO ISLAMIZAR A NOSSA PÁTRIA!!! TEMOS POUCOS A DELAPIDAR A SEGURANÇA SOCIAL E AINDA VÊEM MAIS ESTRES!! ONDE ESTÁ O POVO??? HÁ UNA ANOS ERA RACISTA QUEM AVISAVA DA INVASÃO QUE SOFREMOS NO FUTURO!!! hoje está á vista gangs a espalhar o terror, violência, roubos, até a policia leva!!! amanhã as gerações vindouras vão ter estes depois de se reproduzirem a colocar bombas contra os infiéis!!!! ESTA POLITICADA ESTÁ A TRAIR A NOSSA CULTURA!!!!
  • Eu
    20 mai, 2016 Aqui 16:17
    Mais 191 a mamar. É eles a chegar e os nossos a ir embora. A guerra já começou!

Destaques V+