10 ago, 2016 - 18:43
A Irmandade dos Clérigos decidiu enviar um donativo de 50 mil euros para apoiar as famílias atingidas pelos incêndios na Madeira.
Segundo o presidente da Irmandade, padre Américo Aguiar, esta é “uma decisão extraordinária” tal como “a situação vivida pelos nossos irmãos madeirenses”.
“Ainda não saiu da nossa memória colectiva as imagens das cheias diluvianas da madrugada de 20 de Fevereiro de 2010 e vemos de novo os nossos irmãos e concidadãos madeirenses sofrerem uma nova catástrofe”.
O dinheiro vai ser entregue ao “Bispo do Funchal D. António Carrilho, para que com o seu sentido pastoral possa ir em ajuda dos deslocados e desalojados nesta primeiríssima hora… queremos que o sofrimento possa ser ligeiramente aligeirado com esta presença”, acrescenta o padre Américo Aguiar.
O presidente da Irmandade dos Clérigos acrescenta que “é nos momentos difíceis que todos devemos agir para além das nossas possibilidades”.
Também a Cáritas Portuguesa lançou uma campanha de angariação de fundos para ajudar a população afectada pelos incêndios da Madeira, tendo aberto uma conta bancária para quem quiser contribuir.
Os incêndios que começaram na segunda-feira à tarde no concelho do Funchal já provocaram três mortos e mil desalojados.
As chamas começaram na zona alta do Funchal e, na terça-feira ao final da tarde, alastraram ao centro da cidade e a outras zonas da ilha.
Pelo menos 40 casas e um hotel de cinco estrelas foram consumidos pelas chamas dos últimos dias na Madeira.