11 ago, 2016 - 08:49
Um incêndio que lavra com grande intensidade na zona do
Luso, concelho da Mealhada, obrigou ao corte da linha da Beira Alta.
A Renascença apurou que a circulação está cortada à circulação entre Mortágua e Pampilhosa. O transbordo está a ser feito de autocarro.
No terreno estão mais de 300 operacionais, com 94 viaturas, a combater um fogo com três frentes. O alerta foi dado às 2h30. O vento tem estado a dificultar o combate.
Há algumas habitações ameaçadas em Vila Nova de Monsarros. Durante a noite, o Hotel do Buçaco teve de ser evacuado por precaução.
Foi activado o Plano Municipal de Emergência de Anadia.
A nível nacional, 12 incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 8h00 devido à sua dimensão e velocidade do vento.
O Adjunto Nacional de Operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Miguel Cruz, disse que a noite foi muito difícil para os operacionais devido ao vento forte conforme estava previsto.
"Este vento manteve as coisas complicadas em alguns dos cenários que temos, em particular no distrito de Aveiro, no concelho de Arouca e de Águeda, e Castelo de Paiva e Anadia. Estes quatro incêndios são os mais complicados", adiantou.
[em actualização]