Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

São Pedro do Sul a arder. Mais de 12 meios aéreos entram em acção

14 ago, 2016 - 09:20

O fogo veio de Arouca e já fez uma vítima. O sapador florestal que no sábado sofreu ferimentos graves está internado com "prognóstico muito reservado". Em Alijó, distrito de Vila Real, o incêndio foi dominado ao início da manhã deste domingo.

A+ / A-

O fogo que lavra em São Pedro do Sul, no concelho de Viseu, é o único activo em Portugal neste domingo de manhã, o que permite que todos os meios aéreos disponíveis possam entrar em acção.

“É aí que estamos a concentrar todos os nossos esforços. O dispositivo aéreo conta com oito aviões pesados e mais seis médios e dois helicópteros Kamov. Se tivermos condições no local para actuar com o nosso dispositivo aéreo, pensamos que o incêndio poderá começar a ter um desfecho de cedência aos meios”, avança à Renascença o adjunto de Operações Carlos Guerra, da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Durante a noite, o combate foi direccionado para a defesa das habitações ameaçadas pelo fogo. “Foi um trabalho dos combatentes na defesa das habitações e esse desenvolvimento teve frutos, porque não temos a registar vítima, mas algumas habitações foram afectadas, algumas com danos severos”. Arderam, pelo menos, seis casas.

O incêndio em São Pedro do Sul começou na segunda-feira, em Arouca, onde a situação está agora dominada.

Os aviões disponíveis neste domingo de manhã incluem dois de Marrocos, um italiano e dois russos, que estão a ser utilizados em outras regiões do país com incêndios de menores proporções, como Braga.

Ao início da manhã, foi dominado o incêndio em Alijó, no distrito de Vila Real.

Bombeiro ferido com “prognóstico reservado”

O sapador florestal do agrupamento de empresas papeleiras Afocelca, que no sábado sofreu ferimentos graves quando combatia um incêndio em São Pedro do Sul, está internado em Coimbra com "prognóstico muito reservado".

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte da Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O homem sofreu os ferimentos quando combatia as chamas que lavravam com intensidade, durante a tarde, na Serra da Arada. Foi transportado de helicóptero para o Hospital de São Teotónio, em Viseu, tendo depois sido transferido para Coimbra.

Risco máximo de incêndio em 23 concelhos

É máximo o risco de incêndio, este domingo, em 23 concelhos de Portugal continental, sobretudo no Norte e Centro. É ainda muito elevado em cerca de uma centena de outros concelhos, distribuídos pelo país.

Mais a norte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estima um risco de incêndio máximo nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, e Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga.

No distrito de Viseu são os concelhos de Castro Daire, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira que apresentam risco máximo, enquanto no distrito da Guarda a lista inclui Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Sabugal e Guarda.

Arganil, Pampilhosa da Serra, Góis (distrito de Coimbra), Oleiros e Sertã (Castelo Branco), Pedrogão Grande (Leiria), Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) são os restantes concelhos em risco máximo de incêndio a que se junta Monchique (Faro) o único mais a sul.

Há ainda oito distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de temperaturas elevadas: Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Beja e Castelo Branco.

No arquipélago da Madeira, o aviso amarelo é para tempo quente, mas também para o vento nas costas Norte e Sul, assim como na região montanhosa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    15 ago, 2016 alemanha 12:46
    penssando bem no fim do verao vejam quanto e quem na area dos bombeiros lucraram com os incedios vejam quanto e quem lucrou na area dos avioes vejam quem e quantos kucraram na area politica vejam quanto lucraram os medias com emissoes cheias de audiencia sem pagarem nada isto apenas para penssar em alguns dos benefeciarios mas ha muitos mais por ai escondidos
  • Maria Nogueira
    14 ago, 2016 Lisboa 15:09
    É impossível os fogos começare de madrugada sem ser por mão humana. Alguém do Governo que tratem de organizar para que as penas sejam mais duras e não serem libertados os autores.
  • Tapados
    14 ago, 2016 Aveiro 14:56
    Tive agora a oportunidade de observar a dimensão da tragédia dos incêndios em Municípios dos Distritos de Aveiro e Viseu, com os HERÓICOS BOMBEIROS no máximo do esforço, Também pude observar a arriscada perícia dos pilotos de meios aéreos (helicópteros e aviões), finalmente com os admiráveis super anfíbios russos largando enormes quantidades de água - dando a garantia de que hoje o fogo destruidor vai ser dominado.
  • Alberto
    14 ago, 2016 Funchal 14:44
    São Pedro do Sul, pelos vistos, não vale nada!! Nem PR, nem PM, nem a Ministra que só conhece os F16 para combater fogos...nada!! Não votaram neles? Não têm um livro sequer para oferecer ao Marcelo?
  • Manel das Coves
    14 ago, 2016 Alverca 12:07
    Tivemos azar nas opções, compramos Submarinos , devíamos ter comprado aviões de combate a incêndios, compramos F16, devíamos ter comprado meios para equipar os Bombeiros e limpar as Florestas.
  • Konstança
    14 ago, 2016 S. Bento 11:37
    Vergonhoso o que se está a passar em Portugal por causa dos incêndios (a todos os níveis). Parece-me que nem no 3º mundo...
  • jose
    14 ago, 2016 setubal 11:31
    É a política da Terra Queimada...dá muito dinheiro e divertimento também. Devia envergonhar os Portugueses.
  • Humberto Santo
    14 ago, 2016 Santarem 11:17
    Mais um soldado da paz a dar tudo pelos outros que fica ferido com gravidade no combate aos incêndios, enquanto este pais anda no Algarve, onde os políticos nada fazem para se ter mais meios, onde o Presidente da Republica apenas distribui beijinhos como se o povo fosse idiota, onde um pais inteiro se interessa mais pelo futebol do que por aquilo que está a acontecer. Mais um bravo que tomba devido á incompetência de um pais tuga que está mais interessado em ferias, praia e futebol, somos um pais de quinto mundo!
  • graciano
    14 ago, 2016 alemanha 10:18
    São Pedro do Sul a arder. Mais de 12 meios aéreos entram em acção ena sao assim tantos que nem dao para contar
  • Adelino Cadete
    14 ago, 2016 Condeixa-a-Nova 10:16
    A tragédia, infelizmente, continua. E alguns meios de comunicação social, continuam a dar notícias que ninguém entende: o que serão "mais de 12 meios aéreos"? Serão 13 ou 14? 12,5, provavelmente, não devem ser. Ou serão mesmo 12 e o "de" foi colocado apenas por burrice?

Destaques V+