Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

GNR investiga incêndio no “Andanças”. Festival já reabriu

03 ago, 2016 - 18:26

Mais de 400 viaturas foram afectadas após um incêndio num parque de estacionamento que obrigou à retirada de cerca de quatro mil pessoas.

A+ / A-
As imagens do incêndio no festival Andanças
As imagens do incêndio no festival Andanças

As causas do incêndio que destruiu mais de 400 viaturas no estacionamento do festival "Andanças", em Castelo de Vide, Portalegre, estão a ser investigadas no terreno pela GNR, disse à agência Lusa fonte da força de segurança.

Os indícios apontam para que fogo tenha tido origem numa viatura num dos parques de estacionamento, que fica localizado a "algumas centenas de metros" do recinto do festival, de onde foram retiradas, por precaução, cerca de quatro mil festivaleiros.

De acordo com a mesma fonte, a investigação só passará para a Polícia Judiciária se forem detectados indícios de origem dolosa.

O incêndio, que começou cerca das 15h00 e duas horas depois estava em rescaldo, destruiu centenas de viaturas, mas não causou quaisquer danos pessoais.

A GNR vai proceder também à identificação das viaturas afectadas, admitindo ser um "trabalho moroso".

O comandante distrital de operações de socorro de Portalegre, Belo Costa, explicou à Lusa que o fogo se propagou depois às outras viaturas que se encontravam no parque de estacionamento e à zona de mato circundante.

O combate às chamas mobilizou 171 operacionais, com o apoio de 50 viaturas e de quatro meios aéreos, dois aviões e dois helicópteros.

A Protecção Civil adiantou que quatro mil pessoas foram retiradas do recinto, por precaução.

Organização tem seguro e já reabriu festival

A organização do festival "Andanças" tem um seguro que cobre os danos resultantes do incêndio ocorrido num parque de estacionamento nas imediações do recinto, em Castelo de Vide, referiu a responsável pela Coordenação Executiva e Sustentabilidade do evento.

"A organização tem um seguro que cobre os danos e agora estamos em contacto com a seguradora para avaliar tudo", disse aos jornalistas, no local, Graça Gonçalves, pouco depois das 17h00.

Graça Gonçalves explicou que "há condições para manter o festival em funcionamento" e que, da parte dos promotores, "está tudo a postos para continuar", aguardando-se apenas a autorização das diferentes forças de segurança e socorro.

Haverá, no entanto, algumas alterações na programação.

Nestas declarações à imprensa, a organização não soube ainda precisar o número de viaturas destruídas pelas chamas, no distrito de Portalegre, mas a Protecção Civil já confirmou que o incêndio destruiu 422 viaturas e danificou parcialmente outras nove.

Embora sem ferimentos graves, algumas pessoas foram assistidas no local, mas também não foi ainda avançado um número.

Já o autarca referiu tratar-se de uma "situação catastrófica, pela dimensão que teve, do ponto de vista dos prejuízos materiais, que são avultados". António Pita referiu que o plano de emergência foi bem executado.

O "Andanças" - Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    05 ago, 2016 Custoias 23:31
    Cheira-me a esturro.
  • VICTOR MARQUES
    04 ago, 2016 Matosinhos 11:57
    Mas naquele magote de carros estacionados naquela área considerável, se um deles começasse a arder num extremo ou no centro os outros também arderiam?! Ninguém se apercebeu a tempo de evitar este episódio?! Ou já não estariam todos os carros previamente bem "regados"?!!!...
  • rosinda
    04 ago, 2016 palmela 02:38
    este incendendio e muito estranho! Por vezes existe uma grande falta de cuidado da parte de quem organiza festas!Na feira do chocalho em alcaçovas tinham um parque de estacionamento parecia um palheiro so que as pessoas nao obedeceram e estacionaram o carro por onde puderam!Os autarcas parece que sao cegos!
  • Vera
    03 ago, 2016 Palmela 20:59
    Selvagens à vista! prendam-os!!! se isso nunca aconteceu antes, porquê agora???????? Atenção pessoal! divirtam-se mas com policiais no local.

Destaques V+