Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Militar que sofreu golpe de calor está livre de perigo

05 set, 2016 - 23:22

Em declarações à Renascença, o porta-voz do Exército garante que o treino foi adaptado às condições climatéricas.

A+ / A-

Veja também:


O militar que está internado no Hospital do Barreiro não corre perigo de vida e o seu estado de saúde está a evoluir favoravelmente, disse à Renascença o porta-voz do Exército.

“O soldado Silva continua com prognóstico reservado, mas a situação está a evoluir favoravelmente, não sendo considerado neste momento que esteja em perigo de vida”, afirma o tenente-coronel Vicente Pereira.

“Já respira autonomamente, mas continua a ser apoiado pela equipa médica do Hospital do Barreiro e estamos a acompanhar a situação”, sublinha.

O soldado sofreu um golpe de calor durante um treino do curso de Comandos, realizado na zona de Alcochete, na margem sul do Tejo.

Outro militar não resistiu ao golpe de calor e acabou por falecer no Hospital do Barreiro, no domingo à noite.

Em declarações à Renascença, o porta-voz do Exército explica que, apesar destas duas situações, o treino efectuado foi adaptado às condições climatéricas.

“O inquérito da Inspecção-Geral do Exército e a investigação da Polícia Judiciária Militar irão confirmar ou detectar qualquer anomalia que se tenha passado, mas da averiguação sumária já efectuada o plano que estava montado era o plano que em situações análogas, no passado, tem sido executado atendendo as condições meteorológicas que se fazem sentir nesta época do ano”, refere o tenente-coronel Vicente Pereira.

O Presidente da República, apresentou as "mais profundas condolências" aos familiares do militar que morreu.

Num comunicado publicado na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa desejou ainda um "célere restabelecimento" ao outro militar que está hospitalizado.

O ministro da Defesa manifestou esta segunda-feira "profundo pesar" pela morte de um militar de um curso de Comandos. Azeredo Lopes já transmitiu à família do falecido a sua "solidariedade pessoal e do Governo neste momento de dor e sofrimento".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AP
    06 set, 2016 VIANA 19:06
    Mesmo tratando-se de "tropa especial" - onde é admissível um certo grau de dureza no treino - há limites!! E esses limites, como tragicamente ficou comprovado, foram ultrapassados. Dadas as consequências, impõe-se, a meu ver,um procedimente judicial contra os responsáveis visto o lamentável desfecho configurar um homicídio por negligência. Não havia condições para um exercício com aquela intensidade . Cientificamente comprovado - e infelizmente constatado -a exposição a semelhante temperatura (41º !) conjugado com outros fatores ( farda, equipamento, esforço, sede, etc) pode resultar nestas consequências - uma vida ceifada e as sequelas irreversíveis ao nível do cérebro, rins e coração que outros seis jovens assistidos podem vir a sofrer. Para quê ? Para quê meu Deus? O médico de serviço certamente alertou para o perigo mas os mandantes, esses, estavam confortavelmente na retaguarda a emborcar cerveja fresca. A mais profunda solidariedade à família, esperando que movam uma ação contra os autores.
  • fanã
    06 set, 2016 aveiro 17:14
    Raios !!!!.............os nossos Rambo's caiem como moscas , estranho , muito estranho !!!!!!!
  • AGRIPINO
    06 set, 2016 LISBOA 16:26
    E OS QUE MORREM A JOGAR FUTEBOL, AH! NÃO SE PODE JOGAR NEM TREINAR EM HORAS DE CALOR, E OS QUE TRABALHAM NAS OBRAS E ETC.. NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESTA TROPA, EM QUE MUITA GENTINHA COM FALTA DE CONHECIMENTO EM CAUSA, FOI CONSIDERADA E PUBLICADA NO SEU LIVRO SOBRE O AFEGANISTÃO PELO GENERAL ALEMÃO COMANDANTE DA ISAF A TROPA MAIS DISCIPLINADA, RIGOROSA E MAIS BEM PREPARADA QUE TEVE SOB O SEU COMANDO E NÃO FOI POR ACASO MAS SIM PELO RESPECTIVO TREINO RIGOROSO AO CALOR, FRIO E CONDIÇÕES MENOS PROPICIAS. ALGUMAS PESSOAS É PENA QUE AO ESCREVER DEMONSTRAM A SUA IGNORÂNCIA, SOBRE ESTES ASSUNTOS OS MEUS SENTIMENTOS A FAMÍLIA.
  • Fausto
    06 set, 2016 lisboa 15:18
    AM é preciso ter uma botija de oxigénio e igualmente fazer o transporte para o hospital com urgência também ~talvez não fosse má ideia suspender os treinos por agora...
  • Miguel Botelho
    06 set, 2016 Lisboa 12:54
    Em tempos de paz, os comandos brincam às guerras e, por vezes, matam um jovem sem razão nenhuma. Vergonha!
  • AM
    06 set, 2016 10:41
    Não adivinho o que é que a "Rosinda" quer. E o outro Franklim, ou lá o que ele professa, também não percebo... Cá pra mim, estão a martelar pokemons... Deve ser pessoal lá da privada, daqueles das empresas novas, cheios de competencias emocionais, e de juizos obvios lá da privada...
  • Franklin Rosavelti
    06 set, 2016 Whashington 07:47
    É uma peninha estas coisas acontecerem . Dá gosto ver o pessoal a brincar ás guerras com a cara pintada e tudo . Claro que isso não nos fica nada barato . Mas é melhor termos esse gosto de os ver felizes e pagas as despesas entre todos não custa nada .
  • AM
    06 set, 2016 07:29
    Lá nos Comandos, o médico não tem uma garrafa de oxigénio de prevenção para estes casos? Andam a lavar conversa e a branquear alguma coisa? É preciso ir ao hospital? Não há garrafas de oxigénio de rendição, para os mais cansados, e porque não uma voltinha a todos? Respirar oxigénio, não estoira com o orçamanto! Arre! Os chefes andam a jogar pokemon?
  • rosinda
    06 set, 2016 palmela 01:13
    se for um coronel ou coisa parecida tem nome completo!
  • rosinda
    06 set, 2016 palmela 01:08
    para eles e so o soldado silva!Vao pro raio que os parta!

Destaques V+