Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Porto é a melhor universidade portuguesa em ranking internacional

06 set, 2016 - 00:18 • Fátima Casanova

A Universidade de Lisboa foi a única instituição portuguesa a subir na lista da QS World University, que é liderada por três universidades norte-americanas.

A+ / A-

A Universidade do Porto (UP) é instituição de ensino superior portuguesa mais bem colocada no QS World University Rankings. Nesta prestigiada tabela internacional, a UP ocupa a posição 323 entre as melhores universidades do mundo.

Voltou a cotar-se como a instituição portuguesa melhor colocada naquele que é. Ainda assim desceu do lugar 308.

A Universidade de Lisboa foi a única instituição portuguesa a subir na lista da QS World University. Beneficiando do processo de fusão, deu um salto de cerca de 150 posições e ocupa agora o 330º lugar.

A terceira melhor universidade portuguesa é a Nova de Lisboa, que caiu 15 lugares para a 366º posição.

A Universidade de Coimbra saiu do Top 400, e figura agora entre o 451º e 460º lugar. A Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa, também caiu e está acima da posição 700.

Globalmente, e à semelhança da edição anterior, o ranking é liderado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Seguem-se as universidades de Stanford e de Harvard, também norte-americanas.

Olhando ainda para o resto do mundo, instituições da Rússia, China, Japão e Coreia do Sul apresentaram melhorias, enquanto as do Reino Unido, Alemanha e Itália perderam espaço.

O QS World University Rankings baseia-se em indicadores como a qualidade de ensino, a reputação académica, a produção científica, a reputação entre empregadores ou a proporção de estudantes internacionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • RIB
    06 set, 2016 PORTO 08:42
    São estas notícias que agradam. Parabéns à Universidade do Porto.

Destaques V+