21 set, 2016 - 09:56
Um jovem repórter francês do Canal + entrevistou Marcelo Rebelo de Sousa sem saber que se tratava do Presidente da República português.
Martin Weill, 29 anos, estava em Nova Iorque, junto à sede das Nações Unidas, quando abordou Marcelo que passava, questionando-o sobre as eleições presidenciais norte-americanas. O Presidente português respondeu ter uma "regra de ouro" que o impede de comentar os problemas dos outros países, sobretudo quando são "países irmãos ou amigos".
Depois desta resposta, o jornalista questiona Marcelo sobre a que delegação pertence e qual o cargo que desempenha. Sem desarmar o sorriso, Marcelo diz-lhe que está na delegação de Portugal e que é o Presidente da República.
Nessa altura ouve-se uma gargalhada geral do público que, em estúdio, assistia à entrevista. Apesar da "gaffe", o “pivot” do programa “Quotidien” dá algumas palavras de alento ao jovem repórter, embora arrisque, em jeito de brincadeira, que o episódio possa abrir um conflito diplomático entre os dois países.