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Metro de Lisboa deve crescer e ficar com novas estações na Estrela e Santos

03 out, 2016 - 10:04

Este cenário de expansão foi o “mais trabalhado" pela empresa e a decisão cabe agora ao Governo.

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A expansão do Metropolitano em Lisboa deve ligar o Rato (linha amarela) ao Cais do Sodré (verde), devendo dar origem a duas novas estações: Estrela e Santos.

A notícia é avançada pelo presidente da empresa ao “Público”. Nesta entrevista, Tiago Farias disse que este foi um dos cenários estudados pela administração e deverá ser essa a opção que o Governo tomará.

O fecho do anel que liga a linha amarela à linha verde foi o cenário “mais trabalhado, mais debatido” com o Ministério do Ambiente, com base nos anteprojectos apresentados pela administração e que incluíam ainda análises à expansão da linha vermelha até Campo de Ourique.

O gestor, que está à frente da Transportes de Lisboa (Metro de Lisboa, Carris e Transtejo) lembrou que a orientação do Governo sempre foi no sentido de fazer crescer a rede “para dentro e não para fora”, daí que as análises tenham sempre aprofundado mais a consistência que pode ser dada à malha que hoje já existe.

Combater queixas e falhas

Tiago Farias reconhece que o maior desafio do grupo está no metro, que tem sido alvo de queixas por causa da falta de bilhetes e das interrupções na circulação.

No que diz respeito ao primeiro tema, o responsável garantiu que, além de terem aberto balcões de atendimento em todas as estações e um adicional no aeroporto, em Novembro já estará disponível a tecnologia que permitirá ler outro tipo de cartões que não os que são usados agora pelos clientes.

Sobre a fiabilidade da operação, o gestor explicou que está em curso um programa para que, “até ao final de Novembro ou início de Dezembro”, esteja concluída a manutenção das composições que tiveram de parar e que são necessárias para garantir que não há falhas no serviço.

Em cima da mesa, a candidatura a fundos comunitários para renovar e dar eficiência ambiental a uma parte substancial da frota da Carris, que hoje conta com cerca de 600 autocarros (dos quais apenas 40 a gás natural).

Em cima da mesa a compra de perto de 250 veículos ao longo de três anos, incluindo eléctricos.

Comentários
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  • luis pereira
    19 mar, 2017 Lisboa 20:51
    É 1 vergonha irem esbanjar o dinheiro em 2 novas estações que não ajudam os lisboetas a circular melhor na capital (Estrela e Santos ficam ambas ao lado da já existente Cais do Sodre) quando as 2 que são urgentíssimas seriam na direcção de Alcântara Mar para que quem vem na linha de Cascais entre logo na linha amarela em direcção ao Marquês de Pombal, Avenida da República, Campo Pequeno, Campo Grande, Entre Campos, incpmpetentes
  • Rui Miguel
    20 jan, 2017 Massamá 19:20
    Acerca da expansão do metropolitano, considero prioritário o alargamento da linha amarela para sul até Baixa-Chiado criando uma nova estação São Bento e, para norte ligaria Odivelas ao concelho de Loures. A linha verde seria prolongada para norte até Caneças passando por Ramada e Famões.
  • Artur
    16 jan, 2017 Loures 23:58
    Acho ridículo essa proposta de expansão, sabendo que Cais do Sodré está bem abastecida com transportes públicos, tais como metro (linha verde), barcos, autocarros e elétricos enquanto que Alcântara tem um certo défice de transportes públicos em relação ao Cais do Sodré. Mais valia expandirem a linha amarela do Rato para Alcântara-Mar fazendo ligação à linha de Cascais via Estrela e Infante Santo. No que toca à Linha Verde apenas expandia para Horta Nova. Na linha vermelha, faria ligação entre Sacavém a Campo de Ourique, via Campolide e Amoreiras.A linha Azul mantinha como está atualmente, Reboleira - Santa Apolónia. A minha proposta pessoal seria a criação de uma nova linha que ligasse Buraca/Benfica a Moscavide, que seria a única linha a fazer ligação do Ocidente ao Oriente da cidade de Lisboa, criando assim as estações da Buraca, por conseguinte Benfica, Uruguai, Carnide (ligação com a linha Azul), Fernando Namora, Telheiras (ligação com a linha Verde), Quinta das Conchas (ligação com a linha Amarela), Alta de Lisboa, Aeroporto, Encarnação e Moscavide (ligação com a linha vermelha), de modo que o troço Moscavide - Aeroporto pertencesse apenas a esta nova linha. Com esta proposta, a cidade de Lisboa ficaria com a linha Amarela a ligar Odivelas a Alcântara, a linha Verde ligaria Horta Nova ao Cais do Sodré, a linha Vermelha ligaria Sacavém a Campo de Ourique e a linha proposta por mim ligaria Buraca ou Benfica a Moscavide
  • António Lourenço
    04 out, 2016 Lisboa 14:57
    As demoras nos Autocarros da CARRIS, são uma VERGONHA! Esperas de 1/2 Hora e mais, depois metem 2 autocarros da mesma carreira seguidos, grande falta de controlo, PARA que servem os computadores! E o Metro, principalmente a linha VERDE, anda super cheia e o AREEIRO????
  • Ricardo Santos
    04 out, 2016 Lisboa 02:43
    Acho bem que ampliem o metro. Acho mal o estado em que está: com longos tempos de espera entre cada metro que passa e montes de material avariado e quase sem seguranças e já fui assaltado sem que se visse um único segurança ou funcionário, para além de que por causa disso vandalizam e grafitam mais o metro.
  • rosinda
    03 out, 2016 palmela 19:36
    jose mauel fernandes tem saudades de uma grevezinha!
  • Martins
    03 out, 2016 LX 14:29
    Típico... não conseguem ter dinheiro para a manutenção regular do material circulante, mas já estão a inventar mais formas de gastar o dinheiro que não há. Lá vem mais taxas e taxinhas e indirectos e directos!
  • bruno marques
    03 out, 2016 oeiras 14:07
    E S Bento?
  • Jorge
    03 out, 2016 Loures 13:03
    E Loures?
  • Manuel
    03 out, 2016 Lisboa 12:56
    Não aprenderam já com os erros da estação do Terreiro do Paço?? Construir um tunel naqueles terrenos de aluvião junto ao Tejo é um dinheirão!! Quem paga estas despesas loucas??

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