14 out, 2016 - 14:32 • Ana Lisboa
“O Outro em Nós – A Integração Social dos Refugiados” é o tema de um seminário que está a decorrer esta sexta-feira na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.
O encontro tem dois propósitos, “por um lado, promover espaços de reflexão e debate sobre esta crise de solidariedade dos refugiados. Mas, por outro lado, também promover e unir esforços na integração social dos refugiados. E, portanto, trazemos uma pergunta de fundo: Como é que nós podemos ser mais activos naquilo que são as estratégias e uma política integrada de integração?”, salienta Ana Oliveira, organizadora desta iniciativa, promovida pela área de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas.
Em seu entender, estes espaços de reflexão são necessários “para poder perceber como fazer melhor. Por outro lado, para tornar o nosso país mais eficaz também naquilo que são as respostas concretas quando chegam famílias ao nosso país”.
Portugal acolheu até agora cerca de 100 famílias de refugiados.
Ana Oliveira admite que “não temos sido o país com mais pessoas acolhidas”, mas tem “capacidade para muito mais”, já que continua a haver “pessoas e instituições a disponibilizar-se”.