Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lei do tabaco divide PS e não avança para já

20 out, 2016 - 18:04

O diploma do Governo proíbe que se fume a menos de cinco metros de locais como escolas e hospitais.

A+ / A-

Veja também:


O diploma que proíbe o fumo na proximidade de escolas e hospitais não vai avançar já. A Renascença apurou que a proposta de lei do Governo não é pacífica dentro da própria bancada parlamentar do PS.

O texto do Governo proíbe que se fume a menos de cinco metros de locais como escolas e hospitais.

Os socialistas vão pedir, esta sexta-feira, que o tema seja debatido com audições nas comissões de especialidade sem calendário para voltar a plenário.

O requerimento indica que os socialistas querem aperfeiçoar o polémico documento.

Um dos aspectos mais controversos relaciona-se com a intenção do Governo de abranger no conceito de fumar "os novos produtos do tabaco sem combustão que produzam aerossóis, vapores, gases ou partículas inaláveis, reforçando as medidas a aplicar a estes novos produtos em matéria de exposição ao fumo ambiental e publicidade".

O Governo pretende também proibir o fumo de tabaco a uma distância de cinco metros de estabelecimentos onde sejam prestados cuidados de saúde, em locais destinados a menores de 18 anos e, ainda, em estabelecimentos de ensino, independentemente da idade dos alunos e do grau de escolaridade.

No Grupo Parlamentar do PS, a contestação ao diploma foi encabeçada pela deputada constitucionalista Isabel Moreira, que teve o apoio de colegas de bancada como economista Paulo Trigo Pereira e a ex-secretária de Estado Elza Pais, entre outros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • isidoro foito
    20 out, 2016 elvas 21:01
    mas afinal só porque há uma senhora do ps que é fumadora já deu para perceber que catarina mendes fuma o governo vai deixar de fazer o seu trabalho ? faz-se o que deve ser feito nem que para isso ou a senhora deixa de fumar ou sai do PS

Destaques V+