Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Advogados têm novo bastonário. Elina Fraga perde segunda volta

07 dez, 2016 - 07:06

Guilherme Figueiredo, de 60 anos, fica à frente da Ordem nos próximos três anos.

A+ / A-

A Ordem dos Advogados mudou de bastonário. Guilherme Figueiredo venceu a segunda volta das eleições, na terça-feira, derrotando Elina Fraga, que assumiu o cargo nos últimos três anos.

Guilherme Figueiredo recolheu perto de 9.900 votos – quase 700 a mais do que a bastonária cessante. Guilherme Figueiredo tem 60 anos e escritório no Porto. Vai ficar à frente da Ordem até 2019 e promete não ser apenas uma mudança de cara.

Durante a campanha, o novo bastonário defendeu a necessidade de uma reforma total, de modo a que a Ordem assuma um papel mais activo junto de quem faz a leis.

Como exemplo, chegou a dar o caso do mapa judiciário, onde a Ordem dos Advogados não terá tido o papel que devia, em seu entender.

Guilherme Figueiredo, o único dos candidatos a admitir que em Portugal há advogados a mais, quer também facilitar o acesso à justiça, com redução das custas judiciais, porque, diz, em Portugal só os cidadãos ricos podem ir aos tribunais.

O novo bastonário expressou ainda preocupações específicas com a situação no interior da classe, defendendo, nomeadamente, a necessidade de regular de outra maneira a situação advogados que prestam serviços a outros advogados, para dignificar a profissão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul
    08 dez, 2016 Tramagal 23:14
    - Enquanto houver advogados na barra do tribunal nunca haverá justiça em Portugal mas antes negócio em torno da liberdade a sacarem os cidadãos a mal e à força
  • João
    07 dez, 2016 Carregado 11:46
    Desenganem-se todos aqueles que pensam que alguma coisa vai mudar. O novo bastonário é um "ponta de lança" de um dos expoentes máximos da advocacia de negócios no Porto, o Ex-ministro Aguiar Branco. Se fosse Bastonário no tempo da Dr. Paula Teixeira da Cruz, Ex-Ministra da Justiça, ao contrário do que disse, nada faria contra o mapa judiciário: Aliás, o Mapa Judiciário não tem sido factos negativos, tem alguns aspectos positivos.

Destaques V+