Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Gripe. DGS afasta cenário de epidemia e apela à vacinação

15 dez, 2016 - 23:15 • Elsa Araújo Rodrigues

Francisco George garante que a vacina da gripe disponibilizada combate a estirpe da doença.

A+ / A-

O director-geral de Saúde afasta o cenário de epidemia mas confirma que a gripe já fez quatro mortos. Em declarações à Renascença, Francisco George insiste que os grupos de risco devem vacinar-se contra a gripe.

“Ainda não temos epidemia de gripe, mas há casos nos Cuidados Intensivos. Dos 15 doentes admitidos, quatro morreram. Por isso, recomendamos vacinar contra a gripe”, disse.

O director-geral de saúde garante que a estirpe da gripe “está contemplada na vacina” que está a ser disponibilizada.

“O principal vírus que circula e que provavelmente irá estar na base da actividade gripal durante as semanas que se aproximam é um vírus de tipo A do subtipo H3, mas esta estirpe, este subtipo, está contemplado na vacina”, acrescentou.

A vacina da gripe é gratuita e recomendada para os cidadãos a partir dos 65 anos de idade e para pessoas residentes ou internadas em instituições, nomeadamente lares de idosos.

Este ano, foi alargada também a doentes a aguardar transplante, que fazem quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quistica, doença neuromuscular ou défice de alfa 1 anti-tripsina. Entre os alvos prioritários, estão também grávidas, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Quanto às receitas médicas nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe, são válidas até 31 de Dezembro.

A campanha de vacinação para a gripe arrancou em Outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Toino
    16 dez, 2016 Viseu 17:58
    Ó JOSÉ PEDRO CASTRO MO, eu tive a GRIPE ASIÁTICA em 1955, se a memória não me falha. Deram-me comprimidos MELHORAL, que apareceu na altura e olhe safei-me, mas na verdade morreu muita gente. Daí para cá, lá vem uma constipação que conforme vem, também vai. Já vou a caminho dos OITENTA anos e nunca tomei vacina contra a gripe e tenho conhecimento de gente que a toma e todos os anos têm a gripe. Creio que anda por aí muita Água destilada ! Isto deve ser cá um GRANDE NEGÓCEO DA CHINA. EU ATÉ FICO ESPANTADO COM A TANTA PREOCUPAÇÃO MANIFESTADA PELO SR. DAS BARBAS DO S.N.S. PELOS VELHINHOS (coitadinhos ) ! OLHE, SE TEM PASSADO SEM A VACINA, DEIXE-SE ANDAR, porque pode crer que ainda há-de haver alguém da justiça que vá investigar esta história das vacinas, que quanto a mim são vacinas a mais e então para os VÉLHINHOS, coitadinhos, que tomara o governo se ver livre de todos nós que era dinheiro em CAIXA. NÃO SE ILUDA !
  • José Pedro Castro Mo
    16 dez, 2016 Póvoa de Varzim 16:53
    Há cerca de 53 anos, tive cancro no sangue e fui proibido pelos médicos de então, de tomar qualquer tipo de vacina,. Desde essa altura, não mais fui vacinado. Tenho 68 anos feitos há dias e gostava de saber se corro qualquer risco se tomar a vacina para a gripe.
  • Luis Santos
    16 dez, 2016 Almada 10:19
    Eu sei que a língua portuguesa é muito traiçoeira e gera varias interpretações. Mas aqui fiquei na duvida. Quando o Francisco George afasta cenário de epidemia e apela á vacinação, é para quê? Para que se verifique mesmo o cenário de epidemia, que assim sem vacinação não se está a verificar? E eu digo isto porque já constatei que os piores casos de pessoas conhecidas que tiveram ou têm gripe a sério foram em mais de 90% as que tomaram a vacina! Afinal como é? A eutanásia já entrou em vigor ou não?
  • Lionel
    16 dez, 2016 Portugal 07:19
    Como é possível a Renascença andar a promover esse criminoso? No Reino Unido, entre 2015 e 2015 já morreram 44 mil idosos após terem tomado a vacina da gripe! Deram-lhes a vacina da gripe, e eles morreram! Atenção Brasil e Portugal. Comunicado urgente a todas as Mães, Pais, Grávidas, Mulheres e idosos, ver os seguintes videos no youtube: "Serviço Nacional de Saúde e a Maçonaria" "Programa Nacional de Vacinação Terrorismo de Estado" "Programa Nacional de Vacinação 2017: Terrorismo de Estado!"

Destaques V+