Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Apreendida rede de pesca de 100 metros nos Açores

18 dez, 2016 - 18:28

A rede estava sem identificação e em local proibido. Responsáveis pela pesca ilegal não foram identificados.

A+ / A-

A Polícia Marítima anunciou a apreensão, na ilha de Santa Maria, nos Açores, de uma rede de pesca com 100 metros, "sem sinalização e identificação", colocada em local proibido.

Em comunicado, o comando de Vila do Porto adiantou que, no âmbito da sua actividade fiscalizadora, detectou a arte de pesca, "um pano de rede de emalhar costeira de fundear colocada em local proibido", por se encontrar ainda em área portuária da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.

"A arte de pesca, de cerca de 100 metros de comprimento, encontrava-se sem qualquer sinalização e identificação, tendo sido recolhida e apreendida ao abrigo do processo de contra-ordenação instaurado", acrescenta o comunicado da Polícia Marítima.

Segundo esta autoridade, foram também apreendidos cerca de cinco quilogramas de peixe diverso, que estava envolto na rede.

Em Junho, o Governo dos Açores anunciou a instalação, este ano, de cinco câmaras de vídeo de alta definição para ajudar a fiscalizar a pesca ilegal no arquipélago, um investimento de 50 mil euros e comparticipado por fundos comunitários.

O equipamento, autónomo do ponto de vista energético, dado que tem associados painéis solares e baterias, ficará instalado no ilhéu das Formigas, na ilha de Santa Maria e na fajã do Santo Cristo, em São Jorge.

Na área da fiscalização do mar, os Açores têm parceria com as Forças Armadas, a Polícia Marítima e a GNR, entre outras entidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marco
    18 dez, 2016 Lisboa 19:10
    Coitados dos peixes,sem culpa nenhuma tambem foram apreendidos

Destaques V+