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Acabar com Linha 24? Um exagero do bastonário, dizem enfermeiros

28 dez, 2016 - 09:02

É um serviço inútil, que só serve para aconselhar os doentes a irem ao médico, segundo o bastonário dos Médicos.

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O Sindicato dos Enfermeiros diz ser exagerada a reacção do bastonário dos Médicos, que pede a extinção da Linha Saúde 24.

A presidente do sindicato, Guadalupe Simões, considera, porém, haver reformas que podem ser feitas e pede a intervenção do Governo para que as dificuldades possam ser ultrapassadas.

“É bom lembrar que os últimos anos foram bastante atribulados no sector e que também foram feitas algumas alterações no âmbito da Linha Saúde 24. Portanto, se se considera que as respostas dadas são menos eficazes, o que se espera é que parte do Ministério da Saúde se possa avaliar e discutir e dar um novo rumo a este serviço”, disse à Renascença.

O bastonário da Ordem dos Médicos pede o fim da Linha Saúde 24, que considera um serviço inútil e que só serve para aconselhar os doentes a irem ao médico.

José Manuel Silva reagia à denúncia de que uma falha no sistema informático tem impedido que as informações de utentes encaminhados pela linha cheguem ao Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC).

O pedido de extinção da linha preocupa Guadalupe Simões, que defende a sua utilidade. “Este serviço deve fazer um aconselhamento, naturalmente com o objectivo de diminuir as idas às urgências”.

O director do serviço de urgências, Luís Januário, disse na terça-feira à agência Lusa que o HPC está "há cerca de um ano" sem receber as informações dos utentes encaminhados pela linha Saúde 24.

A falta de ligação aconteceu quando as mensagens deixaram de ser enviadas por fax e passaram a ser transmitidas através do sistema informático, situação que também foi denunciada pela Liga de Amigos do HPC.

Comentários
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  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 22:14
    um exagero e nao termos quem nos acuda numa hora de afliçao!
  • Carlos Martins
    28 dez, 2016 S. João do Estoril 11:42
    Pois é... A defesa intransigente da classe médica... Mesmo que seja só para aconselhar a ir ao médico, aqueles a quem não o for e fiquem "servidos" com o telefonema, já não irão engrossar as já gordas filas de espera, tanto no público como no setor privado. E quando é que os médicos resolvem cumprir horários ou, pelo menos, terem a "gentileza" de pedir desculpa pelos tempos infinitos que nos fazem estar à espera para sermos atendidos??? Este procedimento, se posto em prática, só lhes ficava bem e dignificava mais a classe!!!
  • AM
    28 dez, 2016 Lisboa 11:33
    Ninguêm é obrigado a saber tudo, e a meu entender, a linha ajuda a educar melhor de uma forma preventiva, o acesso aos cuidados de saúde.

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