Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bastonário diz que Linha Saúde 24 é inútil: "Não resolve problemas de saúde e devia ser extinta"

28 dez, 2016 - 06:41

Responsável reage à notícia de que o Hospital Pediátrico de Coimbra não recebe informações da Saúde 24, devido a uma falha informática.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Médicos pede o fim da Linha Saúde 24: é um serviço inútil e só serve para aconselhar os doentes a irem ao médico, defende.

José Manuel Silva reage à denúncia de que uma falha no sistema informático tem impedido que as informações de utentes encaminhados pela linha cheguem ao Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC).

“É apenas um atendimento telefónico através de um protocolo, por isso não pode nunca fazer recomendações taxativas. Por isso, o facto de a Linha de Saúde 24 não estar ligada há um ano ao hospital pediátrico é bem o exemplo da sua inutilidade”, afirma à Renascença o bastonário.

"A linha não resolve nenhum problema de saúde, considero aliás que deveria ser extinta pela sua inutilidade, como é simples de avaliar pelos números", acrescenta.

Para o bastonário, a Linha Saúde 24 não consegue aliviar a pressão dos utentes sobre os serviços de urgências.

“A Linha Saúde 24 aconselha as pessoas a recorrerem ao médico e, no caso do hospital pediátrico, também ao serviço de urgência. Aliás, é curioso como as urgências têm aumentado de ano para ano, o que é fácil de verificar considerando que a Linha Saúde 24 não tem impacto que fizesse obviar esse número de urgências”, conclui.

A situação arrasta-se há um ano e o sistema de triagem "é obsoleto", acusou na terça-feira o responsável pelo serviço de urgências, Luís Januário.

"Qual o interesse de se manter a Saúde 24, uma vez que não funciona?", questionou a presidente da Liga de Amigos do HPC, Isabel Maia, considerando a "situação lamentável" e uma "menos valia para os utentes" do pediátrico.

O Sindicato dos Enfermeiros admite falhas na Linha Saúde 24, mas diz ser exagerada a reacção do bastonário dos Médicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Sousa
    17 abr, 2017 Vila Nova de Famalicão 13:38
    Alguém me pode facultar o nº de telefone de saúde 24
  • Bruno Marques
    14 abr, 2017 Matosinhos 00:56
    Vejo aqui "idosos" pobres, que não têm dinheiro para poder fazer chamadas para a saude 24, no entanto têm dinheiro para ter tv por cabo e por sua vez, internet. No mínimo internet têm, dinheiro para a mesma têm (provavelmente gastam 50€ / mes para terem net) mas não têm dinheiro para a saúde 24! Povo ridiculo no mínimo!
  • Ana Rita
    18 fev, 2017 Lisboa 16:40
    Concordo com o bastonário. Liguei para a linha e não me souberam responder. Disseram que passariam a chamada para outros colegas e passados 10 minutos de espera desisti.
  • Rui Pontes
    17 jan, 2017 Viseu 13:34
    Sem perceber muito do assunto, percebo a opinião do bastonário e acrescento que essa libha não é para todos os portugueses . Tenho 55 anos de idade e vivo sozinho .... com o tarifário k tenho no telemóvel k é o mais em conta para minha situação .... nao consigo aceder a chamada por ser numero de valor acrescentado. Sou pobre e se tiver aguma emergência sem poder pagar a chamada .... "já fui !!!!"
  • Maria Mendes
    29 dez, 2016 Lisboa 13:30
    O Bastonario é que não tem utilidade absolutamente nenhuma! Sempre que usei a linha saude 24 fui muito bem atendida, muito bem orientada, algumas vezes as orientações por telefone foram suficientes para solucionar o problema, noutras o conselho que me deram foi mesmo deslocar-me ao Hospital, extremo profissionalismo, competência e humanismo, pois num episodio com a minha filha, eles ligavam-me de 3 em 3h para saber do evoluir da situação !e realmente não foi necessario ir a correr para o Hospital! tenho absoluta confiança e respeito por esses profissionais! Maria Mendes
  • Maria Mendes
    29 dez, 2016 Lisboa 13:22
    O Bastonario é que não tem utilidade absolutamente nenhuma! Sempre que usei a linha saude 24 fui muito bem atendida, muito bem orientada, algumas vezes as orientações por telefone foram suficientes para solucionar o problema, noutras o conselho que me deram foi mesmo deslocar-me ao Hospital, extremo profissionalismo, competência e humanismo, pois num episodio com a minha filha, eles ligavam-me de 3 em 3h para saber do evoluir da situação !e realmente não foi necessario ir a correr para o Hospital! tenho absoluta confiança e respeito por esses profissionais! Maria Mendes
  • Martins
    29 dez, 2016 Famões 12:26
    A Linha Saúde 24 é inútil? Para o Sr. Bastonário da OM ela seria útil se em vez de enfermeiros tivesse médicos, nesse caso decerto teria uma opinião diferente. A Linha tem falhas tal como todos os serviços de saúde, a questão é que efectivamente retira algum peso às urgências hospitalares, podem dizer que alguns dos conselhos dados são de senso comum, mas isso decerto que não lhes retira valor, uma vez que são úteis e por vezes desconhecidos. Relativamente ao facto do HPC não receber informações da Linha Saúde 24 seria útil que alguns comentadores lessem a notícia e não apenas o título. O HPC não recebe informações porque não possui um sistema de triagem atualizado como os outros hospitais (isto relatado pelo Diretor do serviço de Urgência). Apenas como alfinetada para alguns comentadores, queria apenas dizer algo mais, saiu hoje uma notícia que relata que um tripulante da TAP faleceu com Malária, após ter sido observado por 2 médicos (de uma empresa que presta cuidados domiciliários). Francisco George, Diretor Geral da Saúde, veio já dizer que caso tivesse sido contactada a Saúde 24 a primeira hipótese de diagnóstico teria sido malária (Febre presença em país com casos conhecidos de Malária) e a pessoa teria sido encaminhada para realizar o teste para verificar a presença do parasita. Realmente uma inutilidade.
  • Mário Guimarães
    28 dez, 2016 Lisboa 16:49
    Safou-se 4 vezes ? Não há dúvidas que é uma pessoa doente .Talvez a sua doença não fosse assim tão grave senão não se safava ! Nem sabiam indicar como poderia(direcções) chegar ao hospital . Já estou como o outro, Deus me acuda!
  • maria candida
    28 dez, 2016 lisboa 16:39
    Inútil é ele. Será que alguma vez utilizou esta linha como milhares de pessoas já o fizeram? Claro que não.
  • Diana
    28 dez, 2016 Porto 13:29
    Na minha opinião é uma linha que nao devia de acabar, e fiquei muito admirada com as palavras do Senhor Bastonário. Será mesmo que nao retira pessoas da urgencia? A mim, já me poupou umas deslocaçoes até lá, pelo menos umas 4 vezes, já para não falar de que o doente fica muito mais tranquilizado se ouvir a opinião de alguém que tem mais experiencia na área da saude. Já que nos retiram tantas coisas, além de pagarmos impostos como se tivessemos imensas, acho que pelo menos na saude nao o deviam fazet, pois cada vez estamos pior nesta area. Quando á sua utilidade? É realmente uma questao muito relativa, mas a mim já me foi extremamente util, e com certeza que continuará a ser. Por mim, nao só, é uma linha que se deve manter, como também apostar no seu desenvolvimento...

Destaques V+