Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

DGS sobre Linha Saúde 24. “José Manuel Silva fala como médico, não como bastonário"

28 dez, 2016 - 12:42

Bastonário considera linha inútil, o director-geral da Saúde diz à Renascença que essa não é a opinião da maioria dos médicos. Mas promete melhorias no serviço.

A+ / A-

O director-geral da Saúde, Francisco George, diz que a opinião do bastonário da Ordem dos Médicos sobre a Linha Saúde 24 não representa o que pensa a maioria dos clínicos portugueses.

A Direcção-geral da Saúde (DGS) tutela a Linha Saúde 24, um serviço de atendimento que o bastonário da Ordem dos Médicos considera inútil e que “devia ser extinto”.

“O médico José Manuel Silva fala como médico, é a sua opinião, mas não como bastonário. Essa não é, seguramente, a opinião dos 40 mil médicos portugueses e de todos os cidadãos”, reage, à Renascença, Francisco George.

“As pessoas que ocupam cargos de representação não devem ter opiniões sem estarem seguras se reflectem ou não o sentimento daqueles que representam. Os médicos, no conjunto, não têm essa visão”, reforça.

O director-geral da Saúde diz ainda que se trata de uma “linha de grande eficácia” e que “há trabalhos de carácter científico que comprovam a utilidade da linha, sobretudo para evitar que as pessoas façam mais pressão nos serviços de urgência”.

A polémica em torno da Linha Saúde 24 surgiu depois de denúncia do serviço de urgência do Hospital Pediátrico de Coimbra, que revelou que uma falha informática está a impedir, há cerca de um ano, que ali cheguem doentes encaminhados pelo serviço telefónico.

Francisco George assegura que a situação está a ser analisada e que será rapidamente corrigida.

Marcar consultas pelo telefone

O director-geral da Saúde diz ainda que está em curso uma reformulação da Linha Saúde 24 que permitirá “evoluir para um ‘call center’ mais completo, com indicações mais precisas”.

“É isso que está neste momento em fase muito adiantada, já em concurso. Vamos ter um centro de contacto muito completo onde será possível marcar consultar, endereçar informações, receber informações, um sistema muito completo de aconselhamento para os portugueses”, detalha.

O Sindicato dos Enfermeiros admite falhas na Linha Saúde 24, mas diz ser exagerada a reacção do bastonário dos Médicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fátima
    29 dez, 2016 Mirandela 16:17
    Atendendo ao divulgado ontem pela comunicação social, acerca da operacionalidade efectiva da linha de Saúde 24, somos a enviar para apreciação de Vs. Exs. o documento anexo e link apresentado no Programa SIMPLEX 2016, em Maio de 2016,. A ideia poderá ser uma mais valia para o SNS e modestamente entendemos que a operacionalidade de ideia não foi percebida e daí não ter sido considerada como prioritária. Da SU-Senha Urgência podem derivar outros procedimentos, já idealizados pelos mentores da ideia, que visam, sobretudo, o superior interesse dos cidadãos e dos profissionais de saúde.
  • fanã
    29 dez, 2016 aveiro 16:05
    Em vez de atendimento por telefone com indicação de linhas de conduta aleatórias e sem uma verdadeira decisão médica após uma consulta presencial , seria melhor criar, como em França por exemplo um sistema de médicos ao domicilio em caso de urgência como "SOS Médecins". Convencionados e eficazes!!!!!
  • Mário Guimarães
    29 dez, 2016 Lisboa 12:16
    Fui atendido, mas as perguntas absolutamente idiotas . A minha Mãe era médica e por força da minha profissão e idade tenho conhecimentos médicos. Não é levemente que o digo . Não sabiam em que zona de Lisboa se encontrava o Hospital e como eu lá poderia chegar. Tinha sido mordido por um cão e estive horas no Hospital onde paguei uma boa cautela fizeram-me festas e mandaram-me embora.O problema era se o cão tivesse raiva. A jovem enfermeira foi bastante simpática e profissional mas passou ao lado da parte da possível possibilidade da raiva.Sem eficácia não vamos lá e andamos a esconder o Sol com a peneira !
  • Alessandro Garuti
    28 dez, 2016 Marvão 17:26
    Deverei eu concluir que o nosso Bastonário não deve falar nem em nome pessoal nem em nome dos médicos que o elegeram, e o Sr Director Geral da Saúde, que não foi eleito mas sim nomeado para um cargo político, pode fazê-lo em nome de 40 mil médico???? Não há dúvidas ou andam todos loucos ou está na altura de nomear outro Director da DGS. Já lá está a demasiados anos e fora da realidade médica!!
  • Nuno
    28 dez, 2016 V.N.Gaia 16:19
    Uma falha no sistema informático há um ano?? È preciso todo este tempo para corrigir tal falha? Há qualquer coisa que não está bem, a ser verdade que existe essa falha alguém teria ou terá de ser responsabilizado, mas mais uma vez (como sempre) a culpa morre solteira..Quanto ao atendimento, por experiência , digo que é um serviço em que nada ou quase nada favorece quem dele precisa a não ser os tais lóbis que infelizmente continuam a existir.
  • Pinto
    28 dez, 2016 Custoias 15:48
    Linhas de apoio para quê ? Nada funciona, alguém que queira ligar, fica à espera horas sem ser atendido, aliás desligam do outro lado. Tudo uma treta, apenas para certos lóbis meterem dinheiro ao bolso.

Destaques V+