29 dez, 2016 - 15:45
Veja também:
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) vai reforçar os períodos de atendimento dos centros de saúde este fim-de-semana para responder ao aumento da procura devido à gripe.
Mais de 60 centros de saúde vão estar abertos e em período alargado nas principais localidades, indica Pimenta Marinho, presidente da ARSN.
“Para além dos serviços normais, teremos em Braga, Porto, Espinho, Carvalhos, Feira, Vale de Cambra, Famalicão e Santo Tirso um serviço para atender todos os doentes que apareçam com situações agudas”, disse.
“Já tínhamos 62 centros com período alargado e mesmo assim vamos reforçar todos estes, quer em número de profissionais, quer em horas de atendimento”, garante Pimenta Marinho.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, 46 centros de saúde vão estar abertos no próximo sábado e 19 no domingo.
O vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, confirmou uma "grande afluência" aos centros de saúde e aos hospitais devido à gripe, que "chegou mais cedo" este ano.
"Os centros de saúde têm uma rede para atender casos de doença aguda, à qual as pessoas podem recorrer se não tiverem necessidade de ir ao hospital", disse.
A Direcção-geral da Saúde admite que a procura das urgências hospitalares pode bater recordes este ano.