07 jan, 2017 - 22:26
O corpo de Mário Soares vai ser velado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a partir de segunda-feira às 13h00 e o funeral será na terça-feira, no cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
O corpo do antigo Presidente da República Mário Soares vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13h00 de segunda-feira e o funeral realiza-se a partir das 15h30 de terça-feira para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Segundo a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, o cortejo fúnebre passará, no dia 9, pela residência de Mário Soares, no Campo Grande, em Lisboa, pelas 11h00.
O corpo estará em câmara ardente na Sala dos Azulejos do Mosteiro dos Jerónimos até à meia-noite de segunda-feira e na terça-feira até ao final da manhã, entre as 8h00 e as 11h00.
Antes da saída para o Cemitério dos Prazeres, haverá uma sessão de homenagem a Mário Soares no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, às 13h00.
Comunicado do Governo
O Governo decretou três dias de luto nacional, 9, 10 e 11 de Janeiro, pelo falecimento do antigo Presidente da República Mário Soares e determinou cerimónias fúnebres de Estado.
O Governo informa que as cerimónias fúnebres de Estado terão lugar nos próximos dias 9 e 10 de Janeiro.
Na segunda-feira, dia 9 de Janeiro, o cortejo fúnebre passará pela residência de Mário Soares, pelas 11h00, chegando à Câmara Municipal de Lisboa, pelas 11h30, donde o cortejo seguirá em armão com escolta a cavalo da Guarda Nacional Republicana até ao Mosteiro dos Jerónimos, chegando aí pelas 13h00.
A câmara ardente será instalada na Sala dos Azulejos do Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, estando aberta a todos os cidadãos.
No final da Sessão Solene Evocativa de Homenagem ao Presidente Mário Soares, na terça-feira, no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, o cortejo fúnebre seguirá para o Cemitério dos Prazeres.
Ao longo do cortejo, realizar-se-ão breves paragens em frente ao Palácio Nacional de Belém, à Assembleia da República, à Fundação Mário Soares e à sede do Partido Socialista.
O funeral, precedido de honras fúnebres, terá lugar a partir das 15h30 no Cemitério dos Prazeres.
O Governo apela a todos os cidadãos que participem nas cerimónias fúnebres de Estado, prestando homenagem a Mário Soares, grande figura da história portuguesa contemporânea, fundador do nosso regime democrático e símbolo da Liberdade.