07 jan, 2017 - 19:03
Veja também:
O presidente do Parlamento Europeu considerou que, “com a morte de Mário Soares, Portugal e a Europa perdem grande estadista” e “um “visionário”, cujo “legado vai perdurar”, pois o antigo Presidente da República é “uma inspiração”.
Em mensagens publicadas na sua conta na rede social twitter, o presidente da assembleia europeia aponta que Portugal e a Europa perdem “um visionário, um pragmatista, um reformista, um lutador e um democrata”.
“Como progressista, Soares é mais que uma figura histórica: é uma inspiração. Promoveu a liberdade, a igualdade e a dignidade. O seu legado vai perdurar”, escreve Martin Schulz.
O presidente do Parlamento Europeu, também ele socialista, acrescenta ainda que Mário Soares “trouxe Portugal para o coração da família europeia” – referindo-se ao seu papel no processo de adesão à União Europeia -, proporcionando desse modo “aos cidadãos portugueses mais prosperidade, protecção social e liberdades”.
Mário Soares morreu, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de Dezembro.
O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.