Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Refrigerantes e bebidas açucaradas mais caros esta semana

30 jan, 2017 - 07:28

Subida estava prevista no orçamento para 2017. A taxa aplicada às águas com açúcar, edulcorantes ou aromatizadas vai para o Serviço Nacional de Saúde.

A+ / A-

A partir de quarta-feira, a tributação dos refrigerantes e das bebidas açucaradas vai aumentar. O Estado espera arrecadar 80 milhões de euros este ano.

A título de exemplo, uma garrafa de refrigerante vai ficar 15 cêntimos mais cara se tiver um teor de açúcar de até 80 gramas por litro e vai encarecer 30 cêntimos se o teor de açúcar for acima daquele valor, aumentos que já incluem o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado).

Uma das novidades criadas com o Orçamento do Estado para 2017 foi a tributação dos refrigerantes e das bebidas açucaradas em sede de Imposto sobre o Álcool e as Bebidas Alcoólicas (IABA), o que mudou o nome do imposto, que passou a ser imposto sobre o álcool, as bebidas alcoólicas e as bebidas adicionadas de açúcar ou outros edulcorantes.

A partir de quarta-feira, ficam sujeitas a este imposto as bebidas não alcoólicas destinadas ao consumo humano adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes, as bebidas com um teor alcoólico superior a 0,5% vol. e inferior ou igual a 1,2% vol. (como os vinhos de uvas frescas, os vermutes, a sidra e o hidromel).

Também as bebidas não alcoólicas como águas, incluindo as minerais e as gaseificadas, adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes ou aromatizadas passarão a ser tributadas, sendo a receita consignada à sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde.

Quanto às taxas do imposto a que estes produtos vão ficar sujeitos, será de 8,22 euros por hectolitro (100 litros), no caso das bebidas cujo teor de açúcar seja inferior a 80 gramas por litro, e de 16,46 euros por hectolitro para as bebidas cujo teor de açúcar seja igual ou superior àquele limite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto
    30 jan, 2017 FUNCHAL 14:46
    Chama-se "roubar à fartazana" para dar a Patrões e a quem não quer trabalhar...mas votam!
  • Vieira
    30 jan, 2017 Vieira do Minho 09:46
    Sou um cidadão português feliz! O Kontodinov tem todo o meu apoio nas próximas eleições. É a medida mais importante que ele poderia ter tomado! São milhares de famílias que terão uma vida bem melhor! As crianças deixarão de beber cocacola! Abaixo a Cocacola! Esse símbolo do capitalismo desenfreado que atenta contra a dignidade dos povos! Voa (quero dizer; boa) kotodinov, sem esta medida o que seria de nós!!! Continua a enganar-me que eu gosto!

Destaques V+