07 fev, 2017 - 07:33
Duas novas linhas do Metro do Porto vão servir 30 mil utentes por dia. O conselho de administração anuncia esta terça-feira o projecto na Área Metropolitana do Porto (AMP) entre 2018 e 2021.
De acordo com o “Jornal de Notícias”, a rede vai crescer quase seis quilómetros, no Porto e em Gaia, com a expansão da Linha Amarela até à urbanização de Vila d´Este e a construção de uma nova ligação entre a Baixa e a Boavista.
Os novos percursos vão levar mais composições ao hospital de Santo António (Porto) e ao de Santos Silva (Gaia).
O concurso público para
a construção deverá ser lançado no final do primeiro semestre de 2018,
apontando-se o arranque das obras para 2019.
O administrador não executivo da Metro do Porto em representação
da AMP, Marco Martins, também presidente da Câmara de Gondomar, adiantou à agência
Lusa que a empresa decidirá pela construção das linhas do Porto e Gaia, por
serem “as mais rentáveis, de acordo com os estudos” que a Metro encomendou.
A possibilidade de a expansão da rede do Metro do Porto avançar surgiu em Abril do ano passado, quando o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, garantiu 400 milhões de euros de investimento para a ampliação deste meio de transporte público em Lisboa e no Porto.
Desde então, vários projectos de linhas foram reanalisados pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto a pedido da Metro, que pretendeu optimizar custos face aos definidos em estudos existentes desde 2011. De acordo com Marco Martins, os estudos em causa “apontam que a linha de Gondomar [projectada anteriormente] é pouco rentável”, mas já há “o compromisso do Governo” de estudar o novo projecto que a Câmara apresentou, entretanto, para a expansão do metro no concelho.
A Câmara de Gondomar enviou recentemente uma proposta para construção de uma nova ligação no concelho ao Ministério do Ambiente, com um custo estimado em 110 milhões de euros.
Segundo Marco Martins, a nova ligação do metro “é mais barata e tem mais procura [do que a anterior]”, além de que “serve o Porto”.
O desenho prevê uma ligação do centro de Gondomar ao Estádio do Dragão, passando por Valbom mas servindo também os bairros do Lagarteiro e do Cerco, no Porto.
Os 280 milhões de euros disponíveis para a expansão do Metro permitirão, assim, construir a linha de Gaia até Vila D’Este e uma ligação entre a Casa da Música e a estação de São Bento, no Porto.
O jornal “Público” revelou, em Janeiro, que estas obras no Porto podem custar 140 milhões de euros e as de Gaia mais de 120 milhões.
Os autarcas da Maia e da Trofa reclamam, por seu lado, a extensão do Metro até ao Muro (Trofa), considerando que é uma questão de “justiça” o troço em causa ser abrangido pelo pacote financeiro anunciado no âmbito do Plano Nacional de Reformas.
A Metro do Porto é detida a 60% pelo Estado, pertencendo os restantes 40% à Área Metropolitana do Porto