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​Municípios de Setúbal contra aeroporto complementar no Montijo

13 fev, 2017 - 21:01

Autarcas defende novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete e vão pedir reunião urgente ao primeiro-ministro.

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A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) anunciou esta segunda-feira que está contra a solução do aeroporto complementar no Montijo e que vai solicitar uma reunião urgente ao primeiro-ministro.

"Perante os dados que existem, a solução de que o país precisa é um novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete, cuja construção pode ser de forma faseada. O aeroporto complementar no Montijo não serve a região e não é uma alavanca de crescimento económico", disse o presidente da AMRS, Rui Garcia, que é também presidente da Câmara da Moita (CDU).

O responsável falava aos jornalistas numa conferência de imprensa na Câmara de Alcochete, após uma reunião da associação para discutir o tema do novo aeroporto. Dos municípios associados da AMRS, apenas o Montijo é liderado pelo PS, sendo os restantes presididos por autarcas comunistas.

Rui Garcia lamentou que os municípios não tivessem sido ouvidos durante este processo, com excepção do Montijo, liderado pelo socialista Nuno Canta, e anunciou que vai ser pedida de imediato uma "reunião urgente" com o primeiro-ministro, António Costa.

O Governo e a ANA - Aeroportos de Portugal assinam na quarta-feira um memorando de entendimento que visa "estudar profundadamente" a solução de um aeroporto complementar no Montijo para aumentar a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

"O acordo de entendimento é assinado depois do aeroporto de Lisboa ter ultrapassado os 22 milhões de passageiros em 2016, um ano de recordes de tráfego em todos os aeroportos portugueses", afirma em comunicado a ANA, gerida pela VINCI Airports.

A assinatura do memorando de entendimento conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, do presidente da VINCI Airports, Nicolas Notebaert, e do presidente da ANA Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão.

O primeiro-ministro afirmou na semana passada que uma decisão definitiva sobre a localização do futuro aeroporto no Montijo está condicionada à conclusão de um relatório sobre o impacto da migração de aves naquela zona, nomeadamente para a segurança migratória.

Comentários
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  • Pedro Gonçalves
    15 fev, 2017 Lisboa 09:38
    A quantidade de imbecilidades é directamente proporcional ao número de opiniões. Sabemos que em Portugal os projectos de investimento público não obedecem nem a critérios de transparência nem a critérios de rigor mas, como em tudo o que se passa neste País, obedece a interesses e lobbies instalados, sejam políticos ou económicos. Posto isto, apraz acrescentar o seguinte: o aeroporto existente em Lisboa está próximo do nível de saturação máximo no que a tráfego diz respeito, situação a partir da qual aumentam exponencialmente os perigos de ter semelhante tráfego aeroportuário sobre o centro da capital de um país; a partir daqui é necessário (como já acontece em todas as grandes cidades no estrangeiro) escolher um aeroporto na periferia, afastado dos centros urbanos por uma questão de espaço e operacionalidade em segurança. A partir daqui é o caos mas é o caos em Portugal, claro. Cada um puxa a brasa a sua sardinha e mais uma vez o interesse nacional que se lixe, bem como o dinheiro do contribuinte. Ninguém se entende porque ninguém fala a verdade, todos têm uma agenda oculta (e mais ou menos obscura!) por detrás das suas opiniões. Os estudos de projecto em Portugal só servem para deitar dinheiro para o lixo e têm sempre custos ridículos e exorbitantes. A decisão racional deveria ser tomada em conjunto pelos diversos agentes e com tempo. Nada disto sucede. Qual é a surpresa se as coisas correrem mal?
  • Jose Silva
    14 fev, 2017 Lisboa 20:22
    A opção do Montijo é um dos mais logros da governação Portuguesa dos últimos anos. Tal como disse o Gonçalo Costa o aeroporto Humberto Delgado ainda daria para muitos anos se fosse bem gerido e se o tráfego continuasse a crescer a este ritmo o que duvido... Apenas nos meses de Julho e Agosto poderá existir algum constrangimento daqui a alguns anos, mas para isso existem as opções de Beja, Porto e Faro. Factos estranhos em todo o processo: - O actual actual ministro do Planeamento e das Infraestruturas Pedro Marques foi também Vereador durante muitos anos na Câmara Municipal do Montijo, que mudou a estação fluvial do centro da cidade para junto da Base Aérea do Montijo; - As populações locais não foram ouvidas n em consultadas em todo este processo; - O estudo ambiental fundamental porque o aeroporto onde vão aterrar aviões a jacto de curto curso está muito perto de uma reserva para onde migram milhares de pássaros de grandes dimensões como flamingos está supostamente atrasado?!?!? por que será?
  • José Gomes L
    14 fev, 2017 Lisboa 19:52
    O objetivo do costa é simples, o Montijo pertence ao ps, logo há que gastar rios de dinheiro neste município. A seguir ao aeroporto vai dizer que são precisas novas infra-instruturas para servir os passageiros, e até um mirabolante metro vai inventar para lá. Há que gastar, somos ricos, a final sempre temos dinheiro para pagar 70.000.000.000€ só de juros em 10 anos. Continuemos e aceleremos para insolvência!!!
  • José Gomes L
    14 fev, 2017 Lisboa 19:45
    Ó Carlos Gonçalves, francamente, bater nos outros é fácil, não é??? não viu os pilotos dizerem que vão fechar uma pista de aviões de longo curso Na Portela para abrirem o aeroporto do Montijo???? Não percebe que o Montijo não é Lisboa??? Dizem que está esgotado?? Mas vão fechar uma pista:::: os truques do costume do costa para gastar dinheiro dos teus/nossos impostos!
  • José Gomes L
    14 fev, 2017 Lisboa 19:38
    Quanto é que vai sacar do bolso dos portugueses para pagar estes estudos??? E a que grupinho de amigos??? Há sempre e uma cambada de boys, a precisar de um dinheirinho.
  • gonçalo costa
    14 fev, 2017 pdl 12:45
    Basta que na Portela saiam os Militares e se prolongue a pista paralela á pista principal (lado norte) para os aviões entrarem pela cabeceira e com mais algumas alterações e temos aeroporto na portela para mais de 30 milhões de passageiros completamente infraestruturado com metro , perto do comboio, perto do destino da maioria dos passageiros ,....vejam o caso do aeroporto de gatwick também só com uma pista e com uma área semelhante à portela e com 35 Milhões de passageiros
  • Gambuzino
    14 fev, 2017 Coimbra 09:07
    Os Papas para visitarem Fátima tem de aterrar na base Aérea de Monte Real. Fátima recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes. Entre os rios Tejo e o Douro só Lisboa tem um aeroporto, o Alentejo tem um ás moscas (Beja) e agora "é cães a 1 osso" 1 aeroporto pra Lisboa quem paga ???? o resto do País. Afinal o mais do mesmo. Porto e Lisboa novas linhas de metro, novas circulares, etc e tal Região Centro continuamos á espera do malfadado metro da Lousã, da ligação Coimbra/Viseu, mas também temos culpas no cartório com os "ditos politicos" que nos representam no parlamento mas não têm voz própria, é pena.
  • Carlos Gonçalves
    14 fev, 2017 Seixal 07:42
    Powerverde, não haja dúvida que você é um iluminado...não sei é como é que ainda não é ministro do Planeamento... a questão não está em os portugueses quererem ou não mas sim com o facto de o atual já não ter capacidade para acolher os voos para e da capital. Ou esquece-se que Lisboa é capital de Portugal e é por lá que se fazem a maioria dos voos? Tenha juízo!!!!!
  • Vitor Simões
    14 fev, 2017 Quinta do Anjo 07:19
    e outras hipóteses? ALVERCA?
  • CJA
    14 fev, 2017 Coimbra 05:12
    . E aquela elite de catedraticos e doutores de Coimbra andam a ver passar navios ? Ate ja os de Aveiro, Castelo Branco e Guarda, algarvios, alentejanos etc lhe passaram as palhetas e nao piam a exigir um grande aeroporto internacional que sirva e desenvolva a Regiao Centro ? Ai Coimbra, coimbra tantas peneiras tens e todos te comem as papas nos olhos. Ou estao ah espera que Aveiro ou Castelo Branco desenterre o machado de guerra ? Coimbra eh soh teoricos e dotores ? E o money, a economia a atracao de riqueza como eh meus amigos das teorias ??

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