Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Almaraz. Nova queixa contra Espanha não está fora de questão

21 fev, 2017 - 12:27

Acordo entre Portugal e Espanha implica a retirada da queixa colocada em Bruxelas contra Madrid e a partilha de “informação relevante”, por parte de Espanha, em matéria nuclear.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros saudou, esta terça-feira, o acordo firmado entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia sobre o armazém de Almaraz, para Portugal poder aceder ao estudo de impacto ambiental. Não impede, contudo, nova queixa na Europa no futuro.

Com este acordo, "Espanha compromete-se a não emitir qualquer licença de funcionamento do armazém, não dá qualquer passo na construção desta unidade que Portugal considere irreversível" e serão identificados eventuais efeitos deste projecto e como minimizá-los, afirmou Augusto Santos Silva.

O chefe da diplomacia portuguesa falava numa conferência de imprensa conjunta com o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que explicou que haverá um trabalho conjunto dos dois países nos próximos dois meses.

"Vamos ter acesso ao estudo de impacto ambiental realizado e este será submetido a consulta pública em Portugal", sendo feita uma avaliação técnica do documento, afirmou, adiantando que é possível que os portugueses participem nesta análise.

Espanha mantém a intenção de construir um armazém para resíduos radioactivos na central nuclear de Almaraz, que usa o rio Tejo para refrigeração.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Clara Benavides
    21 fev, 2017 Beja 15:15
    Espanha não está a relacionar-se com Portugal como devia ser entre países vizinhos.Mas há razôes para isso,há. Vejamos a última conversa do prof.marcelo sobre o nosso governo e quse apelou que Espanha tenha lá uma geringonça.Ora isto para um governo do PP é quase uma intromissão na política Espanhola e depois temos um governo do PS que também quer exportar para lá a experiência de cá.Ora tudo isto afecta as nossas relações.Era bom que os nossos governantes não interferisse na política interna de Espanha.Façam as coisas como é normal entre Estados soberanos que são .Assim não vai dar certo e nos saímos a perder.

Destaques V+