26 fev, 2017 - 19:51
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageou o Teatro Aberto, em Lisboa, assistindo à peça em cartaz naquela sala de espectáculos e elogiando os méritos da arte, uma "verdadeira escola".
"É como espectador de teatro, e não apenas enquanto Presidente da República, que me congratulo com estas quatro décadas ao serviço da cidade, do teatro e da cultura", da companhia, vincou Marcelo Rebelo de Sousa, que distinguiu o Teatro Aberto com as insígnias de Membro Honorário da Ordem de Instrução Pública.
O Chefe de Estado falava antes de assistir à peça "O pai", actualmente em cartaz no teatro, situado na praça de Espanha, e enalteceu a "capacidade de superação" do Teatro Aberto face a várias dificuldades, nomeadamente orçamentais, e teceu também elogios à "fidelidade" dos espectadores de teatro.
No final, aos jornalistas, escusou-se a tecer comentários sobre a actualidade política mas afiançou ter apreciado a peça que presenciou. E rematou: "Hoje o dia é só do teatro".
Marcelo Rebelo de Sousa entregou as insígnias àquele teatro de Lisboa depois de, em Junho último, ter anunciado a distinção, referindo, de acordo com a instituição, ser necessário "ficar um símbolo em relação ao grupo que, ao longo de tantos anos, contribuiu de forma tão generosa" para uma educação cívica constante.