Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Aeroporto Ronaldo". Governo "não foi formalmente consultado"

18 mar, 2017 - 14:10

O ministro Pedro Marques diz ainda que não pediu qualquer parecer sobre o assunto e adverte que “qualquer interacção” do Governo com a ANA ou com o Governo Regional não é feita “através da comunicação social”.

A+ / A-

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou hoje que o Governo “não foi formalmente consultado” sobre a questão da atribuição do nome do futebolista Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira.

“O Governo da República não foi formalmente consultado sobre a matéria”, referiu Pedro Marques, em Guimarães, sublinhando que a questão está a ser liderada e conduzida, “e muito bem”, pela ANA – Aeroportos de Portugal.

A 21 de Junho de 2016, o Governo Regional decidiu atribuir o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira, arquipélago de onde o futebolista é natural.

A cerimónia de atribuição do nome está marcada para 29 de março, no dia a seguir ao encontro particular de futebol entre as seleções de Portugal e Suécia, que será disputado no Funchal.

A 08 de março, o jornal Público e o matutino madeirense Diário de Notícias referiram que o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas “levantou dúvidas sobre a legitimidade do Governo madeirense para atribuir o nome” de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da ilha, adiantando que o ministro Pedro Marques teria “pedido mesmo um parecer à ANA” sobre este assunto.

Hoje, Pedro Marques garantiu que não foi pedido nenhum parecer.

“Não pedimos qualquer parecer à ANA, a ANA tem os seus documentos, tem a sua análise, tem a sua gestão do dossiê e fez a gestão, e bem, do meu ponto de vista, do dossiê”, afirmou o governante.

Disse ainda que “qualquer interacção” do Governo com a ANA ou com o Governo Regional não é feita “através da comunicação social”.

O presidente do Governo madeirense já considerara, entretanto, uma “falta de educação” e uma “deselegância” colocar em causa a competência da região para alterar o nome do aeroporto da ilha para homenagear o futebolista Cristiano Ronaldo.

Miguel Albuquerque sublinhou que “o aeroporto é propriedade da Região Autónoma da Madeira” e que toda esta questão “não tem nem pés nem cabeça”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    19 mar, 2017 porto 10:55
    Que ideia mais sem nexo. Ganhem juízo metam massa encefálica na cabeça, nem que seja de um morto.Cambada de anormais e falsos.
  • Marquês de Púbol
    18 mar, 2017 Aveiro 18:11
    SALOIADA PAROLA, PACÓVIA E PEDANTE!
  • Rodrigues
    18 mar, 2017 Viana do Castelo 17:41
    Nada tenho contra o Moço, e espero que ele tenha o bom senso de recusar. A causa do futebol está a ficar parecida com as religiões, por este andar acontecem Canonizações ou então, Panteão. Se for avante a ideia, pelo menos que seja por as causas humanitárias que Ronaldo tenha feito e continue a fazer.
  • Manuel Sá
    18 mar, 2017 Porto 17:37
    A I A I N V E J A D O S P O R T U G U E S E S .......
  • Jardim
    18 mar, 2017 Funchal 17:22
    Eu até concordava que se chamasse de aeroporto Alberto João, agora CR79 é que nunca, pelo menos por enquanto. O Alberto João fez muito mais pela Madeira do que qualquer outro cidadão. Agora de seguida virão os nomes dos aviões, Cristianinho I, II, III, mãe Dolores, Kátia, etc, qualquer dia até o nome do Marrokino aparecerá! Quem nos acode?
  • Manuel de Oliveira
    18 mar, 2017 Lisboa 17:10
    Só concordo se ficar registado como: Aeroporto Internacional Futebolista Cristiano Ronaldo. Afinal de contas na toponímia nacional, seja em avenidas, ruas, infraestruturas ou afins, figura sempre o motivo pelo qual se distinguiu a figura em causa. E o gozo será maior!
  • Gabriel Martins
    18 mar, 2017 MACHICO 16:47
    Está muito bem escolhido o nome de Cristiano Ronaldo para acrescentar nome de aeroporto Internacional da Madeira. O resto são dores de cotovelo. Nem daqui a mil anos a madeira volta a ter um madeirense com tamanho mediatismo planetário. Muita gente só se vai daqui a alguns anos da dimensão que Ronaldo atingiu. Penso que há por aí alguém que não querendo a aaassociação do nome de Ronaldo ao Aeroporto gostava que fosse Messi....Há por aí muita inveja.
  • xico
    18 mar, 2017 lixa 16:15
    Como estamos na "era dos coelhos"......porque não o nome de José Manuel Coelho? é uma figura bem conhecida na madeira.......
  • josé céptico
    18 mar, 2017 Agualva 15:44
    Chamem-lhe aeroporto Renato Sanches ou Álvaro Cunhal e acabam-se as polémicas...
  • 18 mar, 2017 aldeia 14:45
    Ronaldo é um grande jogador de futebol,mas atribuírem o nome dele a um aeroporto internacional é de uma falta de inteligência .......Porque não o nome de aeroporto da madeira,aeroporto do funchal,aeroporto de/da, etc etc......não faltarão nomes.

Destaques V+