28 abr, 2017 - 12:11 • Olímpia Mairos
O “DOURO TGV” vai chegar a Vila Real não em forma de comboio, mas de um evento que promete promover o melhor da região, ou seja, o “Turismo, a Gastronomia e o Vinho”.
A iniciativa realiza-se entre 10 e 12 de Maio, no Regia Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia, e é dirigida aos agentes e às gentes da região, aos diversos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a todos os players cujas actividades versem turismo, gastronomia e vinho.
O arranque é dado pela gastronomia. Sob a designação ‘Douro Gourmet’ o programa divide-se em quatro abordagens temáticas: Douro Internacional, Douro Integral, Douro Glocal e Douro Mundial.
A apresentar casos de sucesso e a debater novas oportunidades para o Douro estarão chefes de renome, gastrónomos e especialistas em produtos como porco bísaro, a maçã, a castanha, o azeite, ervas e flores comestíveis.
O dia contempla ainda momentos de degustação de produtos endógenos, mas também de sabores mais exóticos e inusitados.
O turismo marca o segundo dia do evento. Sob o mote “Douro 3.0.” vai ser explorada a vertente tecnológica ligada ao turismo.
Segundo a organização, a “realidade aumentada e a procura de soluções integradoras de serviços e produtos trazem uma nova perspectiva às relações entre clientes e empresas, pessoas e territórios”.
Neste dia serão apresentados alguns projectos de investimento turístico que estão previstos para o Douro.
O último dia do evento é dedicado ao vinho e aqui destaca-se a primeira edição do “Concurso de Vinhos Douro TGV by Regia-Douro Park”, no qual serão eleitos os melhores brancos e tintos, de entre os vinhos presentes na “Mostra de Vinhos e Sabores Douro TGV”.
Serão ainda apresentadas diferentes regiões vitivinícolas numa espécie de “viagem enológica” conduzida pelo espanhol Raúl Perez, a francesa Valerie Lavigne e o luso australiano David Baverstock, e moderada por Tim Hogg, cientista na área da enologia, professor universitário e diretor do Centro de Excelência da Vinha e do Vinho (CEVV).
O programa termina com um painel “O vinho e o digital”, que vai ser dividido em três sub-temas: “A escrita e crítica digital”, “Ferramentas digitais ao serviço do vinho” e “Vinhos, filhos do digital”.