19 mai, 2017 - 12:00 • Olímpia Mairos
O concelho de Chaves foi duplamente premiado nos "ESPA INNOVATION AWARDS 2017", no âmbito de uma candidatura apresentada pela primeira vez pelo Município de Chaves, no passado mês de Abril.
O balneário termal de Chaves “Chaves - Termas & SPA” venceu na categoria "Innovative SPA & Health Destination", que significa o “Destino mais inovador de Resort e Spa Termal” da Europa e o Vidago Palace Hotel foi o vencedor do prémio ”Melhor Hotel SPA Europeu”.
Trata-se de um prémio atribuído pela Associação de SPAS termais da Europa (ESPA), que distingue em seis categorias diferentes as melhores estâncias termais.
As águas terapêuticas, a qualidade das instalações e a envolvência do balneário termal foram os principais factores que conduziram ao galardão atribuído às Termas de Chaves.
O troféu foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal (GEMC), Paulo Alves, que se manifesta “orgulhoso com o prémio que é resultado do trabalho do município flaviense e do empenho dos colaboradores das termas”.
É um prémio que “reconhece a excelência do nosso balneário termal”, realça Paulo Alves.
As Termas de Chaves foram requalificadas em 2015, no âmbito do projecto “AQUAE – Centro de Competências em Turismo, Termalismo, Saúde e Bem-Estar”, num investimento de 3,1 milhões de euros.
Em 2016 passaram pelas Termas de Chaves cerca de seis mil termalistas, nas vertentes de saúde e bem-estar. Um número que o município “quer fazer crescer e que este selo de qualidade pode alavancar”.
Chaves - Capital Termal concorreu na categoria nº 1, correspondente ao melhor “destino de spa termal”, tendo arrecadado o primeiro lugar nesta categoria.
O Município pode agora utilizar em toda a sua correspondência, interna e externa, o selo de qualidade “ESPA INNOVATION AWARDS 2017", deste prestigiado prémio internacional.
As Termas de Chaves têm uma tradição milenar que remonta ao Império Romano. Com águas indicadas não só para tratamentos de doenças reumáticas, osteoarticulares, do aparelho digestivo e das vias respiratórias, mas também para tratamentos de manutenção, recuperação física e de beleza, estas águas são consideradas as mais quentes da Península Ibérica e as águas bicarbonatadas sódicas mais quentes da Europa, com uma temperatura à nascente de 73 graus durante todo o ano.