29 mai, 2017 - 06:37
Dezenas de políticos, dirigentes e activistas participam, a partir desta segunda-feira, nas Conferências do Estoril 2017 que, debaixo do mote “Desafios globais, respostas locais”, procuram discutir o tema das migrações.
Madeleine Albright, que chefiou a diplomacia norte-americana na presidência de Bill Clinton (1993-2001), Edward Snowden, o ex-analista informático que divulgou a espionagem em massa dos serviços de informações dos EUA, e Nigel Farage, ex-líder do eurocéptico UKIP e um dos primeiros defensores do 'Brexit', estão entre as participações confirmadas.
Também Bernard Kouchner, fundador dos Médicos Sem Fronteiras e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros francês, José Ramos-Horta, antigo Presidente de Timor-Leste, Rajendra Pachauri, cientista, activista e presidente do painel da ONU para as Alterações Climáticas, e Jody Williams, activista anti-minas e defensora dos direitos humanos, distinguidos com o Nobel respetivamente em 1999, 2007 e 1997, vão estar no Estoril.
Entre os nomes confirmados figuram também quatro "superjuízes" que se destacaram na luta contra a corrupção.
Baltasar Garzón, que ordenou a detenção do ditador chileno Augusto Pinochet em Londres e dirige atualmente a defesa do fundador da Wikileaks Julian Assange. Sérgio Moro, juiz federal brasileiro que presidiu ao julgamento dos crimes revelados pela Operação Lava Jato, considerado o maior caso de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil.
Antonio di Pietro, atual político italiano e antigo advogado e procurador que coordenou, com Giovani Falcone, a operação Mãos Limpas, uma das maiores operações anticorrupção da Europa envolvendo empresas privadas e detentores de cargos públicos.
E Carlos Alexandre, 54, juiz associado a vários processos de corrupção em Portugal, entre os quais a Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates e mais de uma dezena de arguidos completa o painel de juízes na terça-feira.
A participação do realizador norte-americano Oliver Stone, anunciada em janeiro, foi cancelada.
As Conferências do Estoril são organizadas de dois em dois anos desde 2009 pela Câmara Municipal de Cascais.
A Renascença é a rádio oficial da conferência. Pode acompanhar os momentos da 5ªa edição aqui.