01 jun, 2017 - 10:27 • Olímpia Mairos
O comboio histórico a vapor volta a circular entre a Régua e o Tua, pelas margens do rio Douro, a partir de 3 de Junho. Durante a temporada de Verão - até 29 de Outubro - serão realizadas 50 viagens, principalmente aos sábados, domingos e dias feriados.
A composição é puxada por uma locomotiva a vapor, que regressou no ano passado ao Douro, após uma inovadora intervenção, cujo objectivo principal foi o de aumentar a capacidade de utilização da composição histórica a vapor, substituindo a fonte primária de calor por gasóleo.
A locomotiva a vapor, que puxa cinco carruagens históricas de madeira datadas do início do século XX, parte do Peso da Régua, distrito de Vila Real, e segue até ao Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, uma viagem de 46 quilómetros, com vista para o rio Douro e as vinhas em socalco, em pleno Património Mundial da UNESCO.
Pelo meio, o comboio pára na estação do Pinhão, onde os passageiros podem ver os 25 painéis de azulejo deste edifício principal e ainda visitar a loja Wine House.
Durante o percurso há animação, assegurada por um grupo de cantares regionais, degustação de vinho do Porto e distribuição de rebuçados da Régua.
Os preços das viagens vão desde os 42,50 euros (bilhete de adulto) e os 19 euros (crianças até aos 12 anos).
Está também disponível um conjunto de bilhetes especiais que combinam o passeio no comboio histórico e as viagens de ida e volta, a partir de vários pontos do país até à Régua, nos serviços Alfa Pendular (em classe turística), Intercidades (em 2.ª classe), InterRegional, Regional e Urbanos do Porto. No caso de grupos numerosos, existe ainda a possibilidade de realização de comboios especiais.