13 jun, 2017 - 09:34 • Maria João Costa
O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, mantém a confiança na directora do Mosteiro dos Jerónimos que está a ser alvo de uma investigação do Ministério Público por causa da realização de eventos nos espaços do mosteiro. A World Monuments Fund, uma organização internacional sem fins lucrativos à qual a directora dos Jerónimos pertence acabava por receber mais verbas do que a própria Direcção Geral do Património.
Em entrevista ao programa Ensaio Geral da Renascença, o ministro Castro Mendes não quis entrar em detalhes mas confirmou a confiança na directora.
“Neste momento há indícios e eles foram enviados ao Ministério Público, mas não lhe vou dizer do que consta a auditoria porque respeito o segredo de Justiça. A doutora Isabel Cruz de Almeida continua o seu mandato e apenas aguardamos os resultados do inquérito pedido ao Ministério Público”, explicou.
“O inquérito não implica suspensão porque não há presunção de culpa. Presume-se inocente”, disse também.
O ministro da Cultura revelou ainda que os museus vão voltar a ser gratuitos aos domingos e feriados. Luís Filipe Castro Mendes diz que a medida irá beneficiar também os estrangeiros residentes em Portugal.
“A partir de dia 2 de Julho, todos os residentes em Portugal cidadãos portugueses ou estrangeiros podem usufruir da gratuitidade dos museus todos os domingos e feriados. No domingo de manhã e nos feriados até às duas horas.”
Nesta entrevista, o Ministro da Cultura avançou também a indicação de que o Teatro Nacional de São Carlos vai sofrer “obras de estrutura e manutenção normal do edifício”.
“São necessárias obras e vão ser feitas, mas procuraremos que elas condicionem no mínimo a temporada. Porque uma grande aquisição e que eu penso que mudou para melhor foi termos tido uma verdadeira temporada de ópera este ano”, afirmou.
Esta entrevista ao ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes foi gravada ao vivo na Livraria Ferin, numa parceria com a Booktailors. Pode ouvi-la na Renascença, no programa Ensaio Geral, na sexta-feira, depois das 23h00.