Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Estivadores marcam greve para Julho

27 jun, 2017 - 19:50

Paralisação de 24 horas, contra a crescente proliferação de práticas anti-sindicais nos portos portugueses, começa a 10 de Julho.

A+ / A-

Os estivadores dos portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal e Praia da Vitória vão fazer greve nas horas ímpares, entre as 8h00 de 10 de Julho até às 8h00 do dia seguinte.

De acordo com o pré-aviso de greve do Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística, divulgado esta terça-feira, a abstenção da prestação do trabalho será "em todas horas ímpares, ou seja, entre as 9h00 e as 9h59, inclusive, entre as 11h00 e as 11h59, inclusive, e assim, subsequentemente".

"A crescente proliferação de práticas anti-sindicais nos portos portugueses, em particular e com maior gravidade nos portos de Sines, Caniçal e Leixões, constitui o motivo mais determinante para a declaração de greve", lê-se no pré-aviso de greve.

"As empresas portuárias dos referidos portos [...] protagonizam e induzem uma série de comportamentos que configuram diferentes tipos de assédio moral, desde a perseguição à coacção, desde o suborno à discriminação, desde as ameaças de despedimento até à chantagem salarial, comportamentos 'criminosos' que pretendem não apenas colocar os trabalhadores uns contra os outros, mas evitar que os mesmos procedam à sua sindicalização de forma livre e consciente", denuncia a estrutura sindical.

Este dia de greve foi decidido no decurso de uma assembleia-geral do Sindicato Nacional dos Estivadores, que contou, pela primeira vez, com a presença de associados de sete dos oito portos onde está representado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    28 jun, 2017 Santarém 23:37
    Pois até já estava com saudades de ver esta malta na praia!

Destaques V+