29 jun, 2017 - 19:42
O horário com mais afluência por parte dos utilizadores portugueses às redes sociais é o das 20h00 às 22h00, seguido das 22h00 às 24h00, segundo a Marktest no estudo "Os Portugueses e as Redes Sociais 2016".
Mais de 31% dos inquiridos revelou que passava entre trinta minutos e uma hora a navegar pelas redes sociais, enquanto 14,6% assumiram passar mais de duas horas.
O fim-de-semana mostrou ser a altura em que os portugueses dedicam mais tempo às redes sociais, ocupando o domingo o primeiro lugar com 34% de portugueses a aceder às redes.
O 'smartphone' continua a ser o equipamento de eleição para aceder a este tipo de conteúdo, ocupando 73,1%.
Enviar e receber mensagens foi a principal funcionalidade apresentada pela utilização de redes sociais por parte dos portugueses, seguida de comentários a publicações de amigos e ver vídeos, de acordo com dados divulgados à Lusa pela empresa especializada na área de estudos de mercado e processamento de informação em vésperas do Dia Mundial das Redes Sociais, que se assinala na sexta-feira.
Quanto às redes sociais mais utilizadas surge o Facebook em primeiro lugar, seguido do WhatsApp e do Instagram, e no fim da tabela encontra-se o Flickr, plataforma de partilha de fotografias profissionais ou amadoras.
Por fim, o estudo tentou entender as razões pelas quais os portugueses frequentavam a sua rede social de eleição, aparecendo como primeiro motivo manter o contacto com pessoas que estão longe, seguido de partilhar pensamentos e comentários.
O estudo foi realizado em Julho de 2016, abrangendo uma amostra de 819 pessoas, em Portugal continental, entre os 15 e os 64 anos, representando um universo de 4,6 milhões de pessoas.