Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Floresta. Governo prevê 100 milhões de euros para projecto-piloto do Pinhal Interior

03 jul, 2017 - 13:47

Projecto não vai produzir resultados "daqui a dois ou três meses" porque há medidas que não são tomadas há décadas.

A+ / A-

Veja também:


O Governo deverá investir 100 milhões de euros para o projecto-piloto de gestão florestal do Pinhal Interior, afectado pelos incêndios, que deverá contar com uma candidatura ao “Plano Juncker”.

Nas medidas de prevenção e de relançamento da economia elencadas no relatório elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), estão previstos 158 milhões de euros para a área da floresta, 100 dos quais para o projecto-piloto de gestão florestal e 58 milhões para arborização e rearborização do território.

O Governo pretende candidatar o projecto para o Pinhal Interior "ao ‘Plano Juncker’" – o fundo europeu para investimentos estratégicos –, disse o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, durante a apresentação do relatório, que decorreu esta segunda-feira na Câmara de Figueiró dos Vinhos, com a presença de autarcas das sete câmaras afectadas pelos incêndios: Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Penela, Sertã, Pampilhosa da Serra e Góis.

Pedrógão Grande. Passado, incêndio e futuro
Pedrógão Grande. Passado, incêndio e futuro

O mais importante, sublinhou, será identificar "as espécies adequadas e as estruturas de ordenamento adequadas", porque o projecto não é apenas um "tema de espécies" de árvores, mas também uma questão de "como é organizado o território e de como são organizadas essas espécies no território".

Questionado pela agência Lusa, Pedro Marques frisou que o projecto-piloto não vai produzir resultados "daqui a dois ou três meses".

"É preciso fazer um cadastro que não é feito em Portugal há décadas. É preciso identificar proprietários que não estão identificados há décadas. É preciso instrumentos legais que permitam avançar para a gestão florestal integrada mesmo dos territórios sem proprietário identificado", notou o governante, sublinhando que, depois, se iniciará "esta gestão florestal integrada e o ordenamento dos espaços florestais".

No decorrer da conferência de imprensa, Pedro Marques recordou que o avanço do projecto-piloto também depende da reforma florestal, "que está em debate na Assembleia da República", mas assegurou que o trabalho "está a avançar no terreno e que vai avançar incluindo todos estes municípios".

Para além do investimento de 158 milhões de euros na floresta, as medidas de prevenção e de relançamento da economia prevêem ainda mais 125 milhões de euros para o relançamento da economia (70 milhões para diversificação do investimento, 30 milhões para a valorização de recursos endógenos e 25 milhões para a dinamização do turismo).

O relatório aponta ainda para o investimento de 20 milhões de euros na área da prevenção e gestão de riscos, nomeadamente na resiliência do território e das comunidades, com a aplicação de medidas preventivas.

Os prejuízos directos dos incêndios que começaram na região Centro no dia 17 de Junho, nomeadamente em Pedrógão Grande e Góis, ascendem a 193 milhões, estimando-se em 303 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia. Somando ambas as parcelas, os fogos representaram um prejuízo total de 496 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    03 jul, 2017 Porto 15:04
    Pois, Fundo de Solidariedade da UE.... mas não é a Esquerda Portuguesa que não quer nada com a Europa? E para pedinchar já serve? Ora, haja santa paciência!!!
  • GERINGONÇAS !!!!
    03 jul, 2017 Lx 14:15
    Este desgovernoo prevê muito mas acerta pouco..pobre coitados..onde andam as conclusões dos roubos das armas na PSP, em Tancos e as responsabilidades dos fogos...País anedótico e cheio de anedotas que nos desgovernam apoiados pelos geringonços que agora engolem sapos e elefantes e andam calados que nem ratos... A força dos geringonços cahamuscou-se como se chamuscou o mestre da pantomina Costa...

Destaques V+