10 jul, 2017 - 19:26
Veja também:
A recuperação da rede hidrográfica na zona afectada pelos incêndios na região Centro vai começar em breve, avança o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, em declarações à Renascença.
“Durante o mês de Julho vamos fechar todas as necessidades de intervenção, para que, entre Agosto e Outubro, antes do início do Inverno, podermos limpar o maior número de ribeiras possível”, explica Matos Fernandes.
De acordo com o governante, são centenas de quilómetros de cursos de água e os trabalhos de campo arrancam já esta semana.
“Todas as intervenções podem ser custeadas através do Fundo Ambiental, que é gerido pelo Ministério do Ambiente. Todo o apoio técnico será dado por nós, com o apoio muito generoso da Ordem dos Engenheiros”, sublinha Matos Fernandes.
Em princípio, serão as autarquias a comandar os trabalhos e as empreitadas, nomeadamente as operações de limpeza dos cursos de água, refazer açudes e da vegetação.
Quanto à água potável, o ministro do Ambiente garante que a qualidade não está para já em risco.
“A qualidade de água que as pessoas bebem, para consumo humano, não tem qualquer restrição. Aí, não tem qualquer problema. Nas linhas de água existe muita matéria orgânica, temos que a retirar depressa antes que ela degrade a qualidade da água, mas existem aqui algumas praias, algumas até com bandeiras azuis, e não está comprometido, para já, esse galardão de excelência”, afirma Matos Fernandes em declarações Renascença.