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Linha de Saúde 24 muda de nome e vai ter novas valências

24 jul, 2017 - 11:28

Vai conseguir marcar consultas nos centros de saúde e tratar de assuntos administrativos, que actualmente obrigam a uma ida às unidades de saúde.

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A partir de agora a Linha de Saúde 24 chama-se SNS 24. O serviço muda de nome, mas mantém o número (808 24 24 24) e vai ter novas valências.

No fim do Verão, esta linha vai permitir marcar consultas nos centros de saúde, tratar de matérias administrativas que actualmente obrigam a uma ida às unidades de saúde e ainda prestar serviços como a monitorização à distância de alguns doentes crónicos.

Além do atendimento telefónico, o SNS 24 vai ser acessível ao cidadão através de vários canais, como internet, ‘smartphone’, aplicações móveis e através da área do cidadão do Portal SNS.

Esta mudança está relacionada com o novo centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que o Ministério da Saúde inaugura esta segunda-feira.

“O novo centro de contacto do SNS é uma solução que cresce a partir da linha Saúde 24 e que queremos que seja cada vez mais utilizada, mas que passa a ter outras formas de comunicar, nomeadamente explorando mais o digital, a presença nos ‘sites’ e em aplicações de telemóvel”, explicou à agência Lusa o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Segundo o presidente dos SPMS, Henrique Martins, um dos serviços que está a ser desenvolvido é a telemonitorização no domicílio de algumas doenças crónicas. A telemonitorização consiste num modo de seguimento de doentes à distância, com transmissão de dados clínicos e disponibilizando apoio.

Serviço com mais proximidade

O novo centro de contacto do SNS incluirá ainda uma nova faceta dirigida à população mais idosa, que pode passar por realizar chamadas regulares a pessoas que vivam em isolamento.

Os SPMS estão ainda a trabalhar para que seja possível os utentes do SNS passarem a poder marcar uma consulta através da televisão de casa, o que está integrado num novo concurso que vai ser lançado para a rede informática do Ministério da Saúde.

Servirá sobretudo para cidadãos que não têm ou não sabem usar computador, podendo aceder na televisão, usando de forma simples o controlo remoto, a serviços da área do cidadão do SNS que por enquanto só estão disponíveis em computador.

No novo centro de contacto do SNS vão ser investidos cerca de 30 milhões de euros nos próximos três anos, um investimento que quase duplica face à realidade da até agora Linha Saúde 24.

Actualmente, há cerca de 1,6 milhões de portugueses inscritos na área do cidadão do SNS e diariamente marcam-se cerca de cinco mil consultas para os centros de saúde através desta via.

Comentários
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  • Silvina Domingues
    25 jul, 2017 Linda a velha 22:20
    É uma excelente ideia espero que todos tenham acesso ao sistema
  • Beatriz
    25 jul, 2017 Porto 11:36
    Aqui esta um serviço que das vezes que usei foi uma enorme perda de tempo, inutilidade e as vezes a roçar no ridículo de tão limitado ser! Ou muda mesmo e muito ou se é o povo a pagar o serviço acabem com isso de vez p.f.
  • Palmira Vilas Boas.
    24 jul, 2017 Abrunheira-SINTRA_2710-045 23:58
    Se assim for como eu acabei de ler, acho que será muito bom, porque é um grande sacrifício que passamos, para marcar uma consulta. Mas há outra coisa que eu quero frisar, não sou de opinião que as receitas, sigam por SMS para o meu telemóvel. Aconteceu que a bateria do meu telemóvel deu o berro, e fiquei sem acesso à minha receita, e agora como vou comprar os medicamentos?? Como é que eu agora, vou tenho que fazer, pra ter receita para ir buscar os medicamentos. Visto eu ser uma doente crónica, tenho que tomar a medicação todos os dias. Obrigada pela vossa atenção.
  • fatima
    24 jul, 2017 santo Antonio dos cavaleiros 18:54
    Muito bem
  • Américo Jorge Costa
    24 jul, 2017 Guimarães 16:43
    O acesso á net será gratuito? Ou teremos de ter tv por cabo?! Será bom para o utente ou para as operadoras de tv/net?!?!?!
  • Luis Felgueiras Rodrigues
    24 jul, 2017 S. Pedro da Torre 16:21
    Se assim for , será muito bom para todos os utentes , já marcava as consultas através do Portal da Saúde mas houve mudança de médico e agora só Para planeamento familiar .
  • idalina da conceição
    24 jul, 2017 paço de arcos 14:34
    Fiquei agradavelmente surpreendida ao ver esta notícia.Faço parte daqueles que durante algum tempo receberam chamadas do serviço de saude 24 24 24. Eram feitas por pessoas atenciosas que de facto ajudavam bastante as pessoas que vivem sozinhas e se sentiam de certo modo acompanhadas.Quando este acompanhamento deicou de ser feito muitos sentiram a sua falta. Parabens ao SNS pelo seu recomeço.É de facto uma mais valia .
  • Francisco Calção
    24 jul, 2017 Tomar 13:35
    Acho muito bem termos mais essas regalias.
  • Fernando santos Henr
    24 jul, 2017 Lisboa 13:34
    e um bem para todos os que necessitam. Parabéns
  • Eugénio Bernardes
    24 jul, 2017 Algés 13:10
    Isto é evolução, servir das novas tecnologias ao dispor de todos. Um bem hajam.

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