24 jul, 2017 - 11:28
A partir de agora a Linha de Saúde 24 chama-se SNS 24. O serviço muda de nome, mas mantém o número (808 24 24 24) e vai ter novas valências.
No fim do Verão, esta linha vai permitir marcar consultas nos centros de saúde, tratar de matérias administrativas que actualmente obrigam a uma ida às unidades de saúde e ainda prestar serviços como a monitorização à distância de alguns doentes crónicos.
Além do atendimento telefónico, o SNS 24 vai ser acessível ao cidadão através de vários canais, como internet, ‘smartphone’, aplicações móveis e através da área do cidadão do Portal SNS.
Esta mudança está relacionada com o novo centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que o Ministério da Saúde inaugura esta segunda-feira.
“O novo centro de contacto do SNS é uma solução que cresce a partir da linha Saúde 24 e que queremos que seja cada vez mais utilizada, mas que passa a ter outras formas de comunicar, nomeadamente explorando mais o digital, a presença nos ‘sites’ e em aplicações de telemóvel”, explicou à agência Lusa o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Segundo o presidente dos SPMS, Henrique Martins, um dos serviços que está a ser desenvolvido é a telemonitorização no domicílio de algumas doenças crónicas. A telemonitorização consiste num modo de seguimento de doentes à distância, com transmissão de dados clínicos e disponibilizando apoio.
Serviço com mais proximidade
O novo centro de contacto do SNS incluirá ainda uma nova faceta dirigida à população mais idosa, que pode passar por realizar chamadas regulares a pessoas que vivam em isolamento.
Os SPMS estão ainda a trabalhar para que seja possível os utentes do SNS passarem a poder marcar uma consulta através da televisão de casa, o que está integrado num novo concurso que vai ser lançado para a rede informática do Ministério da Saúde.
Servirá sobretudo para cidadãos que não têm ou não sabem usar computador, podendo aceder na televisão, usando de forma simples o controlo remoto, a serviços da área do cidadão do SNS que por enquanto só estão disponíveis em computador.
No novo centro de contacto do SNS vão ser investidos cerca de 30 milhões de euros nos próximos três anos, um investimento que quase duplica face à realidade da até agora Linha Saúde 24.
Actualmente, há cerca de 1,6 milhões de portugueses inscritos na área do cidadão do SNS e diariamente marcam-se cerca de cinco mil consultas para os centros de saúde através desta via.