Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Parte importante do incêndio de Mação "está controlada"

26 jul, 2017 - 21:23

Informação foi avançada pelo presidente da Câmara.

A+ / A-

Uma parte "importante" do incêndio que lavra no concelho de Mação, no distrito de Santarém, está controlada, afirmou o presidente da Câmara, sublinhando que ainda há várias situações que preocupam os operacionais.

"Uma parte do incêndio está relativamente controlada na zona do Pereiro. Toda a zona do Carvoeiro está controlada, apesar de haver pequenos reacendimentos. Já podemos dizer que uma parte importante do concelho e do incêndio está controlada", sublinhou o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela.

Segundo o autarca, a situação às 20h30 estava "mais calma", do que há "umas horas" atrás, mas há situações que preocupam as forças que combatem as chamas no concelho.

Uma frente que estava dominada durante a tarde, na zona de Aldeia de Eiras, "teve uma projecção para lá da linha de contenção", sendo que é uma "situação que se pode complicar".

Outra preocupação apontada por Vasco Estrela é a possibilidade das chamas que lavram a norte do concelho poderem "atingir a freguesia de Cardigos", para além da "gravidade da situação" que se vive em redor da vila - de onde é possível ver chamas - "e que se mantém".

O presidente do município salienta ainda que numa área ardida de 17 a 18 mil hectares, "onde não houve possibilidade de fazer rescaldo e de fazer aceiros", há a possibilidade de se registarem reacendimentos.

"À volta das aldeias, as coisas estão relativamente tranquilas, mas há muitos pontos de vegetação dentro" das localidades que provocam reacendimentos dentro das povoações e que "inquieta as pessoas", notou Vasco Estrela.

De acordo com o presidente da Câmara de Mação, contabilizam-se três feridos ligeiros no concelho, entre os quais, uma idosa que perdeu a primeira habitação e que sofreu queimaduras e um bombeiro que também teve "uma queimadura".

As chamas que lavram desde domingo eclodiram no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, e estenderam-se a Proença-a-Nova, no mesmo distrito, e a Mação, no distrito de Santarém.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • saloio
    27 jul, 2017 alenquer 14:53
    A parte que está controlada é aquela que já não tem mais nada para arder!

Destaques V+