Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sobe para sete o número de feridos no grande incêndio do Fundão

15 ago, 2017 - 00:06

O plano de emergência municipal foi activado. Várias casas arderam na aldeia histórica de Castelo Novo.

A+ / A-

Sobe para sete o número de feridos no incêndio de grandes dimensões que lavra no Fundão, no distrito de Castelo Branco.

Um carro dos Bombeiros do Fundão capotou e provocou ferimentos ligeiros em quatro operacionais, na localidade de Alcongosta, disse à Renascença fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Noutro incidente distinto, duas pessoas sofreram queimaduras e encontram-se em avaliação.

A bombeira que se encontrava a ajudar nas operações de combate ao fogo na aldeia histórica de Castelo Novo sofreu uma entorse e teve quer ser assistida no Hospital da Guarda.

Várias casas já arderam em Castelo Novo, que ficou rodeada pelas chamas desde o final da tarde desta segunda-feira.

A aldeia foi evacuada, mas muitos populares ficaram a ajudar os bombeiros a proteger as casas.

O plano de emergência municipal foi activado esta segunda-feira à noite no Fundão.

A auto-estrada da Beira Interior (A23) foi cortada pelas 19h05, entre o Fundão e Lardosa, distrito de Castelo Branco, por causa do incêndio que lavra naquela zona.

O presidente da Câmara do Fundão apelou às autoridades nacionais para procederem ao reforço de meios de combate num fogo que lavra na Serra da Gardunha há quase dois dias e que está "completamente descontrolado".

Várias aldeias evacuadas em Vila de Rei

Em declarações à Renascença, o presidente da Câmara de Vila de Rei, Ricardo Aires, deu conta de aldeias sem a presença de bombeiros.

“Há aldeias que não têm bombeiros, não sei porquê, mas espero que haja bombeiros suficientes”, afirma o autarca.

O fogo de Vila de Rei conta com duas frentes activas e obrigou a retirar várias pessoas de aldeias ameaçadas.

“Nós temos uma frente activa na zona de Água Formosa e na aldeia de Ribeiros. Esperemos que esta noite as coisas fiquem melhores”, afirma Ricardo Aires.

“Várias aldeias”, entre as quais Água Formosa e Ribeiros, foram evacuadas devido ao avanço das chamas.

O incêndio de Vila de Rei está a chegar ao concelho de Mação, distrito de Santarém.

Na página na internet da Protecção Civil, pelas 00h00, estava registada a ocorrência de seis fogos nos concelhos de torre de Moncorvo, Macedo dos Cavaleiros, Abrantes, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere e Castelo Branco.

O incêndio de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, continua com duas frentes activas e está a ser combatido por mais de 500 operacionais, tendo provocado o corte da EN2 (estrada nacional) entre Vila de Rei e Sardoal, e da EN 348 entre Vila de Rei e Ferreira do Zêzere, bem como a A23.

[notícia actualizada às 02h22]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sinceramente
    15 ago, 2017 Beira Interior 10:33
    Enquanto tudo arde o Passos diz que a culpa é do Costa, este diz que é lamentável o que diz o Passos, e fica tudo na mêsma os terroristas (incendiários) são mandados para casa com apresentações periódicas porque ´deve ser democrático, e temos de viver neste país da brincadeira, enquanto vemos nas televisões o sofrimento de populações que ficam sem nada, que morrem, e que possivelmente muitos a partir de agora irão ter de sobreviver.

Destaques V+