Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Biofármaco português testado em doentes com cancro. "É como um míssil direccionado para o alvo"

25 ago, 2017 - 11:00

Baseia-se numa tecnologia inovadora que destrói os tumores malignos activando e direccionando as próprias defesas imunológicas do corpo humano (células T) no combate à doença.

A+ / A-

A empresa portuguesa Biotecnol criou uma molécula com três braços - designada Tb535H - que vai ser testada em doentes com cancro avançado no Reino Unido. O novo biofármaco procura usar certas células imunitárias do doente (os linfócitos T) para destruir as células cancerosas.

"Este medicamento apresenta um forte potencial de utilização em vários tipos de cancro, como o cancro de mama e rins, mas o foco inicial, neste ensaio clínico, incide sobre os cancros torácicos, designadamente pulmão e pleura", explica a empresa em comunicado.

A Biotecnol, que desenvolve medicamentos que usam o nosso próprio sistema imunitário para atacar as células cancerosas, estabeleceu uma parceria com o centro de oncologia britânico, o Cancer Research, para fazer um ensaio clínico, no final de 2018, em 45 doentes com cancro avançado.

“É como um míssil direccionado para o ‘alvo 5T4’, que se liga apenas às células cancerosas que ‘emitem o sinal’ 5T4, as que queremos eliminar, e não se liga às células normais. Tem-se uma molécula com ‘dois braços’ de reconhecimento selectivo apenas das células cancerosas com 5T4. Ao ligar-se ao antigénio 5T4, o anticorpo não só selecciona as células cancerosas como bloqueia o seu processo de propagação. Tem assim um duplo efeito de reconhecimento e de bloqueio”, explicou ao jornal “Público” o investigador Pedro de Noronha Pissarra, presidente da Biotecnol.

Para destruir as células cancerosas, entra em acção o terceiro braço da molécula. “Com um mecanismo de acção muito inteligente e inovador, mas também muito difícil de desenvolver, os cientistas da Biotecnol ‘montaram’ através de técnicas de engenharia genética uma maneira de usar as próprias defesas imunitárias do doente, para elas atacarem e matarem o tumor”.

“Os linfócitos-T, um subtipo de glóbulos brancos, são as células do sistema imunitário envolvidas na protecção do corpo contra doenças infecciosas e invasores externos. Existe um lugar de ligação (como um magneto) nos linfócitos T chamado CD3, que, quando é activado, os torna verdadeiras células assassinas”, acrescenta. “Montaram um anticorpo atractor do CD3: atrai os linfócitos T e liga-os a esse atractor, provocando assim a sua activação”, detalhou ao jornal o investigador.

Resumindo: a molécula liga-se com dois braços ao tumor que tem 5T4 e, com um outro braço, atrai e activa os linfócitos T que passeiam pelo sangue e direcciona-os para o tumor. Ao entrar em contacto com o tumor, os linfócitos T libertam substâncias bioquímicas letais para o tumor, que é destruído.

Os chamados biofármacos não são sintetizados quimicamente, mas servem-se dos mecanismos biológicos do corpo para combater uma doença.

A imuno-oncologia, classificada em 2013 pela prestigiada revista “Nature” como o avanço do ano, é um tipo de imunoterapia que recorre ao sistema imunitário da própria pessoa a combater o cancro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José da Conceição Jú
    01 set, 2017 Inhambane Moçambique 13:38
    Parabéns pelo vossa dedicação. O mundo precisa de gente como vocês.
  • Jose castro
    29 ago, 2017 16:46
    Sim seria muito agradavél divulgar mais o bom nome dos nosso sientificos
  • Vânia Mendes
    28 ago, 2017 Lx 15:15
    A ser verdade é um avanço espantoso. Boa sorte nos testes e uma vez mais somos grandes!
  • Anonymo
    28 ago, 2017 Porto 09:06
    Se fosse o CR7 que marcasse 1 golo, sairia em todas as revistas, jornais e televisões portuguesas, como é um feito desta natureza, estes verdadeiros heróis, são submetidos a este esquecimento. Estupida Sociedade em que nos tornamos. Mas compreende se, sempre que morre uma pessoa, é menos uma reforma para pagar, e os anos de descontos que contribui, não são restituidos a ninguém. Sinto nojo, vergonha e repudio na sociedade materialistas em que esta se tornou, o ser humano passou foi transformado em simples números matemáticos, e cálculos estatísticos.
  • Jaquinzinho
    27 ago, 2017 Mar dos Sargacos 20:40
    Curioso, a empresa e mesmo portuguesa? A sede e em Londres, apesar de a unidade de investigacao ser em Oeiras. De qualquer forma, parabens a equipa que desenvolveu este farmaco, esperemos que os testes tenham o maior sucesso.
  • anonymym
    27 ago, 2017 Lisbon 16:10
    Porque será que estas notícias e outras de grande valor e importância não são colocadas diante dos nossos olhos? Porque será que não se verificam os devidos apoios e incentivos às investigações científicas para o combate eficaz da praga maldita do cancro? Porque é que não se enaltecem estes cientistas em vez de estarem a ser tratados como quaisquer quase anónimos nesta sociedade pôdre e espúria? A resposta que me ocorre É: Vergonha e Asco do ponto a que isto chegou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Maria Antunes
    26 ago, 2017 Dona Maria Sintra 18:31
    Que seja boa a notícia e que venham resultados rápidos
  • Jorge
    26 ago, 2017 Algarve 14:42
    Isto é "MADE IN PORTUGAL"! FANTÁSTICO! O que seria de esperar é que o Estado ajudasse estes CIENTISTAS! Mas ... "não há dinheiro" porque sustentar os politiqueiros inúteis E INCOMPETENTES ... custa "muito caro"! No entanto fica PROVADO que "não somos burros"! Bem pelo contrário! O que este "regime" NÃO SABE é VALORIZAR a "prata da casa"! Esta NOTÍCIA é que devia ser AMPLAMENTE DIVULGADA! Mas ... os media dão "tempo de antena" aos palhaços que "mandam" ... Antes era "FADO E FUTEBOL" para nos entreter! Agora é "futebol - o que se passa é uma VERGONHA - e palhaços"!
  • Aníbal Ferreira
    26 ago, 2017 Fafe 02:37
    Um bravo a todos os envolvidos.
  • 26 ago, 2017 Lisboa 01:00
    Parabéns, parabéns, parabéns aos homens e mulheres pelo quanto dão de si em prol da saúde de todos. Tem razão os que dizem que a Comunicação Social tem muito a fazer para que os milhões gastos em disparates sejam gastos com o que realmente importa, a saúde. Espero e desejo ardentemente que rapidamente seja desenvolvido o bem dito antídoto contra esta praga que tanta gente mata. Deus os abençoe.

Destaques V+