Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fenprof. Vinculação de professores “ficou aquém” das necessidades

25 ago, 2017 - 22:22

No entanto, regista positivamente" o facto de só terem sido contratados, nesta fase, "docentes para preenchimento de horários completos”.

A+ / A-

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) congratulou-se por, na contratação inicial de docentes, terem sido contratados professores para preenchimento de horários completos, mas diz que a vinculação permitida pelo Governo "ficou aquém" das necessidades das escolas.

A propósito da divulgação das listas de colocação de professores e educadores, por via da contratação inicial e da mobilidade interna, a Fenprof, numa primeira apreciação, "regista positivamente" o facto de só terem sido contratados, nesta fase, "docentes para preenchimento de horários completos, bem como o facto de as listas terem saído a uma semana da apresentação dos docentes nas escolas".

Mas, adianta em comunicado, sendo certo que 3.400 professores vincularam nos Quadros de zona Pedagógica, e que o Ministério da Educação ainda contratou cerca de 2.300 professores para preenchimento de horários anuais e completos, "a vinculação que se verificou este ano ficou aquém do que seria necessário".

Comparando o total de 5.700 contratados com a contratação inicial de 2016 só para horários anuais e completos, no total de 4.673, diz a Fenprof que "há mesmo um aumento na ordem dos 1.000 professores colocados, o que reforça a ideia de o Ministério da Educação ter subavaliado as necessidades das escolas para efeitos de vinculação de professores".

A propósito da lista divulgada esta sexta-feira, o Sindicato Independente de Professores e Educadores congratulou-se, num comunicado divulgado ao fim da tarde, com a publicação antecipada das listas "mas estranha que apenas tenham sido colocados 2.300 docentes" contratados.

O sindicato, diz no comunicado, mantém a expectativa de que sejam preenchidos, antes do início do ano lectivo, os restantes horários anuais e completos a concurso.

Dos quase 14 mil horários anuais e completos pedidos pelas escolas para o próximo ano lectivo, mais de 2.300 são ocupados por professores contratados e os restantes por docentes do quadro, informou o Ministério da Educação.

Os dados foram divulgados pela tutela, numa nota à comunicação social, no dia em que foram publicadas as listas de colocação de professores contratados para o ano lectivo 2017-2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PARASITA SOCIEDADE
    26 ago, 2017 Lx 11:42
    Este inútil sempre a botar faladura....Um parasita da sociedade que temos que alimentar....
  • isidoro foito
    26 ago, 2017 elvas 11:29
    para este comuna está sempre tudo al feito , srá que só ele está certo ? então nesse caso acabem com ele porque é ele que está doido , já deve 10 anos a cova

Destaques V+